Logo IFRJ

Fórum Ciência e Sociedade na França em 2022

O Campus Pinheiral se prepara para, mais uma vez, participar do Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, que acontecerá na França em 2022. Nos dias 28 e 29 de outubro, o campus recebeu a visita dos professores Vicent Vanberkel e Fanny de Oliveira Santos, representantes da Rede Brasil, uma organização do Ministério da Agricultura e da Alimentação francesa, responsável pelo intercâmbio entre instituições de ensino agrícolas francesas e brasileiras.

O Fórum é um evento que acontece através de uma parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Ministério da Agricultura e Alimentação da França e ocorre a cada dois anos, alternadamente na França e no Brasil. 

O evento tem a duração de duas semanas e na primeira semana a delegação brasileira, de cada um dos 16 campi de Institutos Federais participantes do programa, é recebido por um Liceu Agrícola na França, onde os estudantes interagem conhecendo o Liceu, suas experiências de ensino e também conhece experiências de produção em cidades próximas.  

Na segunda semana, todos os jovens brasileiros e franceses se reúnem em um único Liceu, onde é feita a troca de relatos e experiências entre todos os grupos, trocas culturais e oficinas diversas relacionadas à temática do Fórum, que neste ano traz o tema da Transição Agroecológica.

A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a formação e para o enriquecimento da cultura científica dos jovens, para a troca de saberes e experiências, para estimular o debate e a formação de jovens dos dois países sobre a realidade agrícola de seus países. Visa ainda promover contatos pessoais entre pesquisadores nacionais e internacionais, facilitando a criação de uma rede de multiplicadores de debates sobre construção de um território saudável e sustentável com o protagonismo da juventude.

Em 2015, três alunos do curso técnico em Agropecuária do Campus Pinheiral, acompanhados pelo professor Marcelo Sousa, estiveram em um Liceu Agrícola francês em atividades de intercâmbio de ensino, pesquisa e extensão. Ao fim das ações no Liceu, o grupo se reuniu com delegações francesas e brasileiras de diferentes localidades da França para o fórum.  Para 2022, a perspectiva é a seleção de cinco alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e Meio Ambiente e da Graduação em Agronomia, para uma nova experiência de intercâmbio. O grupo será acompanhado pelo professor José Arimathéa Oliveira.

O Campus Pinheiral está entre os 16 campi de ensino agrícola dos Institutos Federais de todo Brasil, que participarão da sétima edição do fórum. O evento contará, ainda, com a presença de uma delegação colombiana e de professores observadores de Portugal.

Os professores franceses em visita ao campus conheceram sua infraestrutura de ensino e produção, degustaram produtos (doces, queijos e mandioca)  da unidade e discutiram sobre parcerias. A equipe da DATEP acompanhou as visitas técnicas aos laboratórios e às novas instalações do Pavilhão 4 (Prédio da Graduação).

 Os dois professores franceses entrevistaram dois egressos do campus que participaram do fórum em 2015 para a produção de um webdocumentário, que será lançado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da França. O material tem o objetivo de apresentar as atividades de retorno dos investimentos na iniciativa, assim como, seus impactos sociais e culturais junto aos jovens participantes do evento.

O  Coordenador-Geral de Relações Internacionais do IFRJ, Rodrigo Lemos, está envolvido nas atividades de articulação para a participação do Campus Pinheiral no fórúm, junto à Direção-Geral do Campus e a Coordenação de Agronomia.

Colaboração: Greici Souza

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS