Logo IFRJ

Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação no IFRJ

O IFRJ realiza o Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (Forti), de 13 a 17 de agosto, no auditório da Reitoria. O objetivo do evento é trabalhar pautas colaborativas de interesse da Rede Federal.

À frente do Forti está Carla Pires, diretora de Tecnologia da Informação do IFSul, coordenadora Geral do Fórum Nacional dos Gestores de Tecnologia da Informação, representante do FORTI/CONIF no Comitê de Usuários da Rede Nacional de Pesquisa e Conselheira do Conselho Administrativo da RNP.

Carla explica que além das pautas internas, existem as externas, normalmente com ministérios, como o da Educação, com a SETEC, entre outros. “Temos o Conecta Rede, que é um programa financiado pela SETEC, e o objetivo maior é esse, construir em rede, para a Rede”.

Um dos destaques do encontro é o trabalho sobre consultoria educacional. “Que traz um mapeamento das competências que a gente tem na Rede, dentro da área da TI. Para que possamos direcionar capacitações. E estamos finalizando aqui nesse evento o plano de capacitação que o Fórum está construindo para os servidores de TI da Rede  Federal. É o momento de finalização de grandes projetos da Rede”, disse.  

Outro assunto que gera muitas expectativas é a apresentação da primeira versão do Observatório da Rede Federal, que traz um DATALAKE (uma grande base de dados com informações de toda a rede), a fim de que seja possível construir informações da Rede no que Carla define como uma retroalimentação e, assim, trazer mais conhecimento para auxiliar os gestores nas tomadas de decisão, para ajudar inclusive à SETEC nos seus processos.       

Um dos coordenadores do Fórum é Fabio Macêdo, diretor da DGTIC do IFRJ, que destaca a importância do Instituto sediar o Forti.  “É fruto do trabalho do IFRJ como um todo, da sua inserção dentro das mesas, e dos espaços que são disponíveis para o IFRJ”. Fábio coordena a comissão de capacitação, e o projeto do Observatório da Rede.

Fábio diz que o Observatório é um projeto do Fortti, que tem como objetivo organizar semanticamente todas as informações da Rede. E para isso ele tem algumas ações, a primeira é conectar através de um processo de extração todas as bases, transformar isso em dados semanticamente organizados, baseados na legislação, e aplicar técnicas de ciência de dados para trazer insights por IA e análises preditivas. Todo esse complexo está sustentado por uma arquitetura da informação semanticamente organizada, que, aliás, foi resultado do projeto do mestrado que o IFRJ proporcionou a Fabio. “O resultado dessa pesquisa foi um lexo completo de linguagens que está sendo utilizado como base para construir a leitura de informação do Observatório de toda a Rede Federal”.

O FORTI termina nesse sábado com uma visita dos participantes ao Security Operation Center.   

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS