Governo do Estado assina autorização provisória de ocupação de imóvel para o IFRJ em Queimados

Todos em volta da mesa de reuniões

O reitor do IFRJ, Paulo Assis, se reuniu no dia 09/10 com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras. O objetivo do encontro foi a assinatura de um termo de autorização provisória para ocupação do CIEP 023 - Jesus Soares Pereira, em Queimados, para expandir o campus Mesquita do IFRJ, consolidando as ações que já vêm sendo desenvolvidas pelo instituto na cidade.

“Hoje o IFRJ já atua em diversos municípios da Baixada: Nilópolis, Belford Roxo, Paracambi, São João de Meriti, Duque de Caxias e Mesquita. A cessão do CIEP para o IFRJ vai possibilitar a ampliação da atuação do Instituto na região, atendendo a Queimados e aos municípios circunvizinhos, o que é extremamente importante. Já oferecemos alguns cursos no município de Queimados, mas não em instalações próprias. Portanto a cessão vai ampliar nossa presença e atuação. Estamos fazendo um levantamento junto à comunidade e ao setor produtivo, através do desenvolvimento de discussões, de audiências públicas e distribuição de questionários para a comunidade, para decidirmos quais cursos poderemos ofertar”, explicou o reitor.

A expansão para o município vizinho acontece em acordo com a prefeitura de Queimados e com o Governo do Estado, e já conta com um Grupo de Trabalho (GT), criado em 2016,​ ​que realiza os estudos​ de demanda, definição dos eixos tecnológicos de atuação do campus etc. Também, o MEC participou de parte do processo, inclusive com visita técnica ao imóvel.

O governador Luiz Fernando Pezão afirmou que a sensibilidade dos gestores faz a diferença num município ou instituição. “Tenho certeza que todos aqui presentes se empenharão em melhorar suas cidades e que a educação é uma forma de buscar isso. Infelizmente hoje estamos com alguns CIEPs fechados, por não termos condições de mantê-los. Mas poder ceder alguns deles a um instituto de educação como o IFRJ é um privilégio, para que possamos assim manter a oferta de educação de qualidade nesses municípios da Baixada, que tanto precisam", afirmou Pezão.

Participaram, também, da reunião, o diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão do IFRJ, Marcos Freitag; a diretora​ de implantação ​do campus Mesquita, Grazielle Rodrigues; o secretário de ​Estado da Educação, Wagner Victer; o prefeito de Queimados, Carlos Vilela e seu antecessor Max Lemos; o deputado estadual Rafael Picciani e outras autoridades estaduais e municipais.

O prefeito de Queimados fez coro ao governador e enfatizou a importância da chegada do Instituto no município. "Hoje estamos buscando mão de obra em outras cidades, pois temos pouca oferta de qualificação no município. A chegada do IFRJ ajudará a capacitar nossa população e a alavancar a economia local", explica Vilela.

O CIEP 023 - Jesus Soares Pereira tem uma área de 3.000m², 20 salas de aula, e fica no bairro de Fachem (Queimados), em localização privilegiada, em frente as futuras instalações da Prefeitura Municipal. ​Serão necessárias reformas no imóvel, que poderão contar com auxílio de parlamentares e empresários.