Hospital Federal dos Servidores do Estado é o primeiro contemplado com doação de álcool 70% produzido pelo IFRJ

O Instituto Federal do Rio de Janeiro iniciou, nesta quarta-feira (01/04), a doação de álcool 70% para as unidades de saúde. O primeiro contemplado foi o Hospital Federal dos Servidores do Estado, localizado no bairro da Saúde, que recebeu um lote de 20 litros para abastecimento dos setores do hospital.

“Estamos cumprindo nosso papel social e colocando os esforços do Instituto a serviço da comunidade. Temos profissionais competentes trabalhando na produção de álcool 70º INPM que será enviado para algumas unidades de saúde. É a ciência em prol da saúde pública”, destacou o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

Ana Paula Antunes, que já foi aluna do IFRJ quando ainda era Escola Técnica Federal de Química, é chefe do serviço de Farmácia do Hospital Federal dos Servidores. Ela contou que quando começou a questão da Covid-19 e que começaram a surgir problemas em relação ao abastecimento de insumos, entrou em contato com alguns colegas para ver o que poderiam fazer em relação a isso, a quem poderiam recorrer para ajudar. “Ex-residentes meus falaram do IFRJ, colegas aqui do hospital também lembraram do IFRJ e, ao procurar informações, vi que vocês já estavam se prontificando e na proatividade da produção do álcool”, disse.

Ana Paula afirmou que receber essa doação foi muito importante e que a questão vai além do abastecimento de álcool. “Primeiro, ter esse insumo é uma questão de segurança dos profissionais de Saúde; segundo, acho que é muito importante os estudantes estarem também trabalhando em prol da saúde pública. Nesse momento todo mundo está se ajudando: educação, saúde, todo mundo junto, então isso não é só a questão da doação. É o simbolismo de trabalharmos juntos em prol da saúde pública, para passarmos por esse momento da melhor forma possível para todos. Hoje recebemos essa a primeira doação, provavelmente haverão mais doações ao longo desse período, e a gente só tem agradecer a vocês”, destacou.

Eduardo Coelho, coordenador da equipe do projeto no Campus Rio de Janeiro, explicou que já foram produzidos 300 litro de álcool 70 ºINPM, divididos entre a formulação glicerinada, para a pele, e a não glicerinada, para desinfecção de superfícies. Além da parte doada ao Hospital, também foi distribuída parte do álcool para uso dos funcionários da Reitoria e do campus. "Estamos separando cerca de 50 litros para doar para as comunidades de Costa Barros e Padre Miguel e mais 50 litros para a Polícia distribuir aos policiais que estão nas ruas. A meta para abril é de gerar de 2 a 3 mil litros de álcool 70 ºINPM, mas dependemos de doações e compra de insumos como etanol e frascos para armazenamento para poder atingir esta meta", enfatizou.