Logo IFRJ

I Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa

A I Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa (SCTEC) para a inclusão na Baixada Fluminense – IFRJ acontecerá simultaneamente nos campi Belford Roxo e Paracambi, de 16 a 19 de outubro. O evento pretende promover o ensino e a pesquisa nas áreas de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa e seus desdobramentos regionais e sociais. O projeto visa, ainda, atrair a atenção das populações locais e incentivar suas participações, além de possibilitar possíveis transformações sociais.

Para o desenvolvimento deste projeto serão abertas as portas dos campi Belford Roxo e Paracambi do IFRJ, de maneira a apresentar a produção destes locais em termos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Visando, assim, ampliar o acesso da população ao que tem sido produzido nos últimos anos. Serão promovidos: encontros em praça pública; exposições; palestras, oficinas, torneio de xadrez; observação no céu com o astrônomo Loloano Silva, que mostrará os principais astros visíveis e conversará sobre Astronomia; entre outras atividades.

Para Raphael Argento, professor do campus Belford Roxo e membro da coordenação-geral da SCTEC, um evento como este é de extrema importância para a população da Baixada, já que busca popularizar e disseminar a ciência e a tecnologia aplicadas à economia criativa, bem como discutir como essas podem reduzir as desigualdades sociais. “O evento procura ofertar atividades que aproximem a população daquilo que produzimos enquanto pesquisa e extensão no IFRJ. Nós queremos alcançar principalmente os jovens, mas isto não significa que teremos atividades apenas para eles”, afirmou.

Entre os palestrantes convidados estão: João Victor Azevedo, professor de design da Universidade Veiga de Almeida, pesquisador, empreendedor e Proprietário da Maré Relógios – empresa especializada em criar relógios sustentáveis através do uso de materiais reaproveitados, como borracha de pneu; Letícia André de Oliveira, médica de Família e Comunidade, formada em medicina pela UFRJ em 2013. Sua participação será sobre a experiência como mulher negra na ciência, principalmente na medicina, e como a representatividade é importante no cuidado à saúde; Thais Ferreira, que fará palestra sobre representatividade e tecnologia; Bárbara Vida, que ministrará oficina de atuação para o cinema; Jefferson Arcanjo, que oferecerá oficina de Vídeo Mapping e Fotografia Fantasmagórica; Max Ribeiro de Carvalho, formado em filosofia pela UFRJ em 2008 e que atua no magistério desde o mesmo ano; Antônio Cruz, que palestrará sobre o papel da fotografia na Ciência; entre outros. Confira aqui a cartilha do evento com a programação completa.

O evento é de responsabilidade da coordenação-geral da SCTEC, composta pelos professores Raphael Argento de Souza, Elânio Aguiar de Medeiros (coordenação local Paracambi) e André Rocha Pimenta (coordenação local Paracambi). E também pela comissão organizadora formada, ainda, pelos professores: Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel, Cassia Mousinho de Figueiredo, Estevão Cristian da Silva Leite, Fábio Soares da Silva, Marcela Botelho Tavares, Ronaldo Vicente Pereira (CoEx - Paracambi), Priscila da Costa Scovino (Intérprete de LIBRAS), além da colaboradora professora Viviam Lacerda de Souza e do bolsista Ivy Graciano Crispim.

Os interessados em participar da I Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa para a inclusão na Baixada Fluminense – IFRJ deverão se inscrever pelo site www.semanactec.com.br .

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS