IFMA sedia reunião do Conselho de Instituições da Rede Federal

A 121ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está sendo realizada desde a última terça-feira (11), em São Luís. Esta edição tem como anfitrião o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), e a programação segue até esta quinta-feira (13).

O Conif reúne reitores e reitoras das 41 instituições da Rede Federal. A pauta inclui assuntos como o enfrentamento à onda de violência nas escolas, adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), planejamento estratégico e mapeamento da trajetória profissional dos egressos.

A solenidade de abertura ocorreu na manhã dessa terça-feira (11), no Auditório Maycon Rangel, na Reitoria. Além dos reitores, também estiveram presentes membros do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) – órgão de assessoramento do Conif – além de pró-reitores e diretores-gerais do IFMA.

visao lateral de parte do auditorio, com reitores assistndo palestras

“A gente busca fazer com que as reuniões contemplem as cinco regiões do país. Então vir ao Maranhão é fazer com que os reitores conheçam um pouco mais da realidade local, a cultura, as dificuldades e também as experiências exitosas que podem ser levadas para a Rede”, avalia a presidente do Conif e reitora do IF Sertão Pernambucano, professora Maria Leopoldina Veras.

O reitor do IFMA, professor Carlos Cesar Ferreira, explica que a experiência exitosa a ser apresentada é um portfolio de 26 projetos estratégicos em funcionamento, com destaque para o “IFMA no Mundo”. “Esse projeto visa verificar o mapeamento da inserção ocupacional dos nossos jovens egressos no mundo do trabalho. Indicadores como estatísticas salariais, taxa de ocupação, questões de gênero e migração serão apresentados aqui com a perspectiva de implantação para toda a Rede”, explica.

​Também estiveram na mesa de abertura a vice presidente institucionais do Conif Oneida Irigon (reitora do IFG), o vice-presidente de relações parlamentares Flávio Luís Barbosa (reitor do IFSul); a vice-presidente de assuntos acadêmicos Nilra Filgueira (reitora do IFRR) e a representante da prefeitura de São Luís, Fabiana Moraes – que é superintendente de Educação de Jovens e Adultos do município.

Fórum de Desenvolvimento Institucional

Paralelamente ao Conif, também está sendo realizado o encontro do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI). Trata-se de um órgão de assessoramento do Conif composto por pró-reitores e diretores responsáveis por ações vinculadas ao tema.

​“Estão previstos debates sobre o programa de gestão, o sistema monitor – que é um sistema de acompanhamento dos nossos indicadores – e também o planejamento estratégico, com pautas que devem ser discutidas ao longo de 2023”, comenta a coordenadora do FDI e pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFPE, professora Juliana Andrade.

Membro do GT para o planejamento estratégico da Rede Federal, a professora Clarisse Medeiros (pró-reitora de Planjeamento e Desenvolvimento Institucional do IFMA) destaca que a experiência dos projetos estratégicos. “Esse é o grande legado do nosso planejamento. Levar essa parte operacional dos objetivos, metas e indicadores como frutos dos projetos estratégicos pode vir a dar grande contribuição para a Rede”, pontua.

Assessoria de Comunicação do Conif