Logo IFRJ

IFRJ adere à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P)

A logo mostra um fundo verde, com uma mão aberta e uma folha caindo na palma. Ao lado, a sigla A3P

Eventos climáticos extremos, escassez de recursos e o consequente aumento nas cobranças de serviços. O panorama ambiental traz a necessidade de gerar conscientização e novas atitudes. Com o objetivo de realizar ações que contribuam para a economia de recursos e para a sustentabilidade ambiental, o IFRJ aderiu à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que visa estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

No âmbito da Reitoria, foi criada a comissão da A3P: composta por 20 servidores, será responsável pela implantação e gestão do programa do Ministério do Meio Ambiente. “A comissão nos permite definir responsabilidades, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados. Assim conseguimos estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade, com foco na eficiência do gasto público e na gestão dos processos de trabalho”, explica Nathália Braga, presidente da comissão e tecnóloga em Gestão Ambiental do IFRJ. Vale ressaltar que o instituto também apoiará a criação de comissões nos campi.

A comissão desenvolverá ações no âmbito dos seis eixos da A3P: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; e construções sustentáveis.

A primeira ação trabalhada pelos membros do grupo está relacionada à implantação da coleta seletiva solidária, que promove o envio de material reciclável para as cooperativas de catadores, seguida pela campanha de promoção da economia de energia elétrica e água. “Essas são demandas mais urgentes, que visam economizar não apenas os recursos naturais, como também os financeiros”, aponta Moacir Romeiro, integrante da comissão e coordenador-geral de Patrimônio do IFRJ.

Apesar do empenho da comissão, Nathália destaca que nenhuma ação é efetiva sem a participação de todos que integram a reitoria do IFRJ. “É necessário adotar atitudes sustentáveis no seu ambiente de trabalho, na sua casa e divulgar bons hábitos de consumo consciente com seus familiares e amigos”, afirma.

Para participar ativamente da gestão ambiental do IFRJ, envie suas ideias para o e-mail: meioambiente@ifrj.edu.br.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS