IFRJ adere ao sistema e-Ouv

print do site do sistema e-Ouv

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) está inserido no “e-OUV”, um sistema desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) que passou a ser o canal único para o recebimento de manifestações. Nele, o cidadão pode reclamar, sugerir, denunciar, elogiar ou solicitar providências e a simplificação de serviços às ouvidorias públicas.

O “e-Ouv” é uma exigência legal, de acordo com a publicação do Decreto nº 9.492/2018, que ordena a unificação de todas as 386 ouvidorias federais ao sistema. Por conta dessa integração, mesmo que a manifestação seja enviada para a unidade de ouvidoria errada, a ouvidoria irá encaminhá-la para o local correto, com competência para responder a demanda.

De acordo com a ouvidora do IFRJ, Elaine Ventura, o objetivo é aproximar o IFRJ da sociedade e da comunidade acadêmica, visando garantir os direitos do cidadão.

Já o diretor executivo do IFRJ, João Gilberto Carvalho, afirma que a inserção do Instituto no e-Ouv dá maior visibilidade às ações e, consequentemente, maior eficácia: “Considerando o papel da Ouvidoria, que é mediar os conflitos entre a instituição e o cidadão, a inserção do IFRJ no e-Ouv confere maior transparência às ações institucionais, a partir de uma plataforma integrada”, falou. Para o diretor, tal implantação vai além da exigência legal e acrescenta: “Acredito que a inserção no e-Ouv expressa o desejo da atual gestão de colocar a instituição nos trilhos", concluiu.

Para acessar a Ouvidoria do site institucional do IFRJ, clique aqui.

Cida

A Cida é um robô criado para atendimento automatizado de ouvidoria em redes sociais e outros canais. Primeiramente, a Cida – Chatbot Interativo de Atendimento Cidadão –, funcionará via Messenger (serviço de mensagens instantâneas) do Facebook da CGU. Posteriormente, o atendimento será configurado para funcionar também via Whatsapp.

O projeto foi idealizado pela Ouvidoria-Geral da União (OGU) e executado com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), ambas unidades da CGU.

Para ter acesso à Cida, clique aqui.