Logo IFRJ

IFRJ alcança bons resultados em cursos avaliados pelo Enade 2017

Fundo azul marinho, com quadrados brancos e "Enade 2017" escrito em branco

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou na terça-feira (09/10) os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) – edição 2017. No IFRJ, os alunos dos cursos das licenciaturas em Física, Química e Matemática, bem como os alunos do Bacharelado em Ciências Biológicas e Química e do CST em Gestão da Produção Industrial foram avaliados em 2017. Confira os resultados:

Conceito

Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

Volta Redonda

Paracambi

Física (Licenciatura)

Física (Licenciatura)

Volta Redonda

Química (Bacharelado)

Química (Licenciatura)

Química (Licenciatura)

Duque de Caxias

Ciências Biológicas (Bacharelado)

Rio de Janeiro

5

De acordo com a pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen), Alessandra Ciambarella, os resultados positivos obtidos nos cursos avaliados no Enade 2017 são de extrema relevância para o IFRJ. “Eles impactam diretamente nos demais indicadores de qualidade da Educação Superior previstos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Isso é resultado do trabalho coletivo desenvolvido de maneira excepcional por nossos docentes, coordenadores de curso, diretores de Ensino, servidores da Pró-reitoria de Ensino e demais setores envolvidos no ensino de graduação com o objetivo de oferecer uma educação pública de qualidade para os nossos estudantes. E, por fim, não podemos esquecer de nossos estudantes, protagonistas desta ação e corresponsáveis pelo resultado alcançado.  Parabéns a todos! ”, comemorou.

“É gratificante ver que todos os cursos avaliados mantiveram seus bons resultados ou melhoram seus conceitos. Temos a certeza de que estamos trabalhando no rumo certo, que estamos cumprindo nosso papel enquanto profissionais da educação, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação superior”, afirmou Luana Ribeiro, da Coordenação Geral da Graduação/Proen.

Mais informações podem ser obtidas na página do INEP.

SOBRE O ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além da prova, o estudante responde um questionário socioeconômico que visa delinear o perfil dos concluintes de cursos de graduação.

Os cursos são agrupados por áreas do conhecimento e as avaliações ocorrem a cada três anos para cada grupo. Apesar do ENADE avaliar exclusivamente os estudantes, os resultados impactam no processo de avaliação dos cursos, podendo elevar ou reduzir seu conceito.

ASSUNTOS