IFRJ Amplia Acesso à Educação Superior com Proposta de Cursos EaD

O IFRJ deu um passo significativo em sua missão de democratizar o acesso à educação superior. Por meio do Edital nº 25/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o instituto submeteu uma proposta inovadora para a oferta de cursos de Educação a Distância (EaD), integrados ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A iniciativa do IFRJ tem como objetivo principal proporcionar uma formação qualificada em diversas áreas do conhecimento, atendendo às necessidades locais e regionais. A proposta inclui tanto cursos de graduação quanto de pós-graduação, destacando-se pelo compromisso de incluir estudantes que enfrentam dificuldades para acessar a educação presencial.

Os cursos propostos pelo IFRJ abrangem áreas estratégicas como gestão escolar e formação de professores, entre outras. Para garantir a eficácia e a inclusão no ambiente virtual de aprendizagem, o instituto está desenvolvendo estratégias robustas para a formação continuada dos docentes e oferecendo suporte abrangente aos estudantes. Essas medidas visam criar um ambiente de aprendizado acessível e eficiente para todos.

O resultado do processo de seleção da CAPES/UAB, divulgado em 31 de maio, trouxe boas notícias para o IFRJ. Foram aprovados três cursos de especialização e um curso de graduação tecnológica (CST). Os cursos aprovados são: Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Especialização em Gestão na EPT, Especialização em EaD na EPT e o Curso Superior de Tecnologia em Processos de Trabalho em Secretaria Escolar.

O início dos cursos de especialização está previsto para janeiro de 2025, enquanto o curso de CST começará em janeiro de 2026. Para viabilizar essas novas ofertas, editais serão lançados em breve para a composição das equipes pedagógicas e coordenações, além da seleção de estudantes.

Os cursos serão oferecidos nos polos UAB/IFRJ nos seguintes campi: Arraial do Cabo, Engenheiro Paulo de Frontin, Nilópolis, Pinheiral, Rio de Janeiro e São João de Meriti.

Com a aprovação, o IFRJ reforça seu compromisso com a ampliação do acesso à educação de qualidade e com a inclusão social. A implementação desses cursos representa um avanço importante para a educação no Brasil, especialmente em um contexto onde a modalidade EaD se mostra cada vez mais relevante para alcançar um público diversificado e atender às demandas contemporâneas de formação.

O IFRJ segue empenhado em proporcionar oportunidades educacionais que transformem vidas e contribuam para o desenvolvimento sustentável das regiões atendidas. Com essa iniciativa, o instituto se consolida como uma referência na oferta de educação superior inclusiva e de qualidade, reafirmando seu papel como agente de transformação social.

Para acessar o resultado, clique no link https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/editais-uab/edital-no-25-2023