Logo IFRJ

IFRJ no AWS Public Sector Symposium

O IFRJ marcou presença no AWS Public Sector Symposium, realizado no dia 8 de maio em Brasília. Na ocasião, Fábio Macedo, diretor da DGTIC, representando o Fórum de Tecnologia da Informação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

O projeto Observatório da Rede Federal EPT está sendo desenvolvido pelo FORTI em parceria com a Amazon AWS, que entra neste projeto como provedora do ambiente de nuvem para hospedar o projeto e disponibilizar soluções de Inteligência, com softwares de IA generativa capazes aprender e gerar conhecimento para a Rede. 

De acordo com o diretor da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação - DGTIC -, o Observatório é um projeto audacioso que tem o objetivo de construir uma estrutura de dados concebida através de uma arquitetura de informação semanticamente organizada para toda a rede federal provendo uma grande base de dados com todos os dados da Rede unindo a outras bases que potencializam a valor da informação organizada, que chamamos de Data Lake, esta estrutura trará maior maturidade sobre os dados da rede, eliminando inconsistências e retrabalho, gerando conhecimento e possibilitando a centralização de muitas outras iniciativas relacionadas a dados (painéis, dashboards e relatórios). 

Fábio explica que “Como resultado deste projeto, teremos além de maior maturidade referente aos dados da Rede, mais organização e conhecimento. Tornaremos a execução de outros projetos relacionados a rede mais rápida, além de elevarmos o nível de confiança dos dados”. De acordo cm o servidor,  um grande valor desse projeto é a possibilidade de aplicar algoritmos generativos nesta grande base de informações para explorar padrões complexos nos dados acadêmicos e administrativos da Rede, oferecendo insights valiosos para políticas públicas, planejamento e estratégias para a aplicação de recursos, proporcionando otimização nos processos internos, reduzindo custos e aumentando a eficiência na atuação de rede federal em suas entregas a sociedade. 

No evento, Fábio Macedo mostrou como o Instituto Federal do Rio de Janeiro criou um Datalake Serverless na AWS e permitiu que a Reitoria extraísse dados e criasse painéis utilizando linguagem natural fornecida pelo Amazon Quicksight Q.

Mas, calma, se você não entendeu bem o que tudo isso significa, leia a entrevista a seguir, feita com o Fábio.   

CGCOM: Fábio, O que é um Datalake Servels? Para que serve? Por que e como foi criado? Quem é o responsável do IFRJ por esse Datalake?

Fábio Macêdo: Datalake é um grande repositório de dados que permite a consulta, análise e extração de informações variadas. Foi criado para possibilitar análise de informações no IFRJ e na rede federal, por ser projetado para conter informações de várias instituições. Esse projeto está sendo executado pela DGTIC e atualmente eu sou o responsável tanto no âmbito do IFRJ quanto da rede.

CGCOM: O que é o Amazon Quicksight Q? Como funciona?

FM: É uma ferramenta para construção de dasboards, análise e modelagem de dados. Trazendo para o usuário instrumento de auxílio na tomada de decisão.

CGCOM: Que dados foram extraídos pela Reitoria? Com que objetivos foram extraídos?

FM: Nessa versão, o contexto foi o programa Pé-de-meia, pois era uma necessidade urgente. Na próxima fase vamos eleger novos contextos que terão a organização e curadoria do FORTI e o apoio dos Fóruns especialistas como o Fórum de Ensino FDE, Fórum de Desenvolvimento Institucional FDI, Fórum de Pessoal FORGEP e outros.

CGCOM: O que são “painéis utilizando linguagem natural"?

FM: São a possibilidade de construção de análise, incluindo dasboards simplesmente escrevendo de forma natural para a IA . Como exemplos de aplicações de linguagem natural temos o BEDROCK,COPILOT, O CHATGPT e outros.

CGCOM: Qual a sua avaliação sobre a participação do IFRJ no simpósio?

FM: Muito importante, porque reforça a atuação do IFRJ na rede federal coordenando projetos importante para a rede no FORTI, estreitando os laços com parceiros importantes para o processo de transformação da infraestrutura de TI no IFRJ, por se tratar de um evento direcionado ao setor público, destaca o IFRJ no cenário de inovação da administração pública. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS