IFRJ busca apoio para implantação de novos campi

Participantes da reunião sentados ao redor da mesa

Reitor Paulo Assis e equipe do IFRJ se reuniram com a deputada estadual Martha Rocha no gabinete da parlamentar

O reitor do IFRJ, Paulo Assis, reuniu-se na tarde de quinta-feira, 19, com a deputada estadual Martha Rocha (PDT), no gabinete da parlamentar, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O objetivo do encontro foi inteirar a deputada em relação a algumas demandas do IFRJ: manutenção da gratuidade do transporte coletivo para estudantes de instituições federais; implantação do campus Belford Roxo; e implantação de novos campi na cidade do Rio de Janeiro (Complexo do Alemão e Jacarepaguá). A reunião faz parte de uma série de ações que o IFRJ vem envidando junto a representantes da esfera municipal e estadual do Rio em busca de apoio para solucionar as demandas.

Na conversa – que contou com a presença do diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão do Instituto, Marcos Freitag, e do professor Felipe José da Silva, responsável pela implantação dos novos campi no município –, o reitor apresentou um breve histórico do IFRJ, explicando a estrutura atual e os planos de expansão. Ele salientou a importância dos novos campi para a cidade.

“É de suma importância que consigamos estabelecer nossa presença nessas comunidades não só para oferecer educação profissional gratuita e de elevada qualidade, mas também para uma ação transformadora, por meio de ações de extensão e de pesquisa”, disse o reitor, Paulo Assis.

A deputada e o reitor conversam, sentados à mesa
Martha Rocha e Paulo Assis discutiram demandas do Instituto

Também foi levantada a possibilidade de consultar o Governo Estadual sobre a disponibilidade de doação ou cessão de prédio de sua propriedade nas regiões. Outro ponto abordado foi a situação do campus Belford Roxo: a prefeitura do município entrou na justiça com um pedido de retomada do terreno já doado, onde as atividades do campus já acontecem.

A deputada Martha Rocha se sensibilizou com as causas apresentadas pelo IFRJ durante a reunião e se comprometeu em tomar medidas em prol de auxiliar o Instituto em buscar resoluções.