IFRJ debate docência, acessibilidade e permanência na graduação

A professora Maylta Brandão dos Anjos fala durante conferência de abertura da Imersão no Ensino de Graduação

Professores, servidores técnico-administrativos e alunos envolvidos com o ensino de graduação do IFRJ estão reunidos para debater temas dessa modalidade de ensino no IFRJ. A II Imersão do Ensino de Graduação, que termina hoje no campus Nilópolis, põe em pauta questões como a formação docente, a permanência e êxito nos cursos de graduação e a acessibilidade.

Para a pró-reitora de Graduação do IFRJ, Elizabeth Augustinho, a segunda imersão (a primeira foi em 2015, no campus Rio de Janeiro) marca a continuidade de uma iniciativa da equipe da Prograd e funciona como espaço amplo de debate.

“O ensino de graduação é um novo que já não é mais tão novo”, brinca Elizabeth, ao lembrar que a graduação no Instituto começou em 2003, com os cursos de Produção Cultural e de Processos Químicos. “Hoje temos 18 cursos, todos bem avaliados”, diz a pró-reitora.

O pró-reitor de Administração Miguel Terra – que representava o reitor Paulo Assis na abertura da imersão – lembrou que foi professor do primeiro curso de graduação da unidade. “Esse momento é de discutir, de ouvir, de aprender”, disse.

Os pró-reitores Miguel Terra (Administração) e Elizabeth Augustinho (Graduação), e o diretor do campus Nilópolis, Wallace Wallory

Pró-reitoria lançará livro sobre experiências exitosas na graduação

A programação foi aberta na manhã desta segunda, 23, com uma apresentação do músico e revisor de textos em braile da Proex, Vanderson Pereira. O tecladista integra uma banda de músico cegos, a “Vista Grossa”, que toca, entre outros sons, músicas autorais sobre o cotidiano de pessoas com deficiência.

Na conferência de abertura, a professora Maylta Brandão dos Anjos, do campus Mesquita, levantou discussões ligadas à prática docente. Ao longo do dia, palestras sobre permanência e êxito, diversidade e ações afirmativas, além de relatos de estudantes, movimentaram os debates.

A Prograd lança ainda hoje, durante a Imersão, o livro “Experiências Exitosas”, que traz relatos e análise de práticas docentes bem sucedidas no ensino de graduação.

O músico e servidor da Reitoria Vanderson Pereira interpreta, ao teclado, músicas autorais durante a abertura da Imersão
O músico e servidor da Reitoria Vanderson Pereira interpretou músicas autorais na abertura da Imersão