IFRJ desenvolve atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Sala cheia de participantes na abertura de evento em Belford Roxo

Diversos campi deram início às programações voltadas para a divulgação e popularização das ciências

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) aderiu à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T) através de programações especiais em diversos campi. A SNC&T teve início no dia 15/10 e é o maior evento de divulgação e popularização das ciências em todos o território nacional. Em 2018 traz como tema "Ciências para a redução das desigualdades”.

Aderindo à temática proposta pela coordenação da SNC&T, os campi do IFRJ desenvolveram diversas atividades com intuito de divulgar e popularizar o saber acadêmico, as pesquisas e tecnologias desenvolvidas no Instituto. No dia 16/10, cinco campi que integram a SNC&T realizaram cerimoniais de abertura: Paracambi, Mesquita, Belford Roxo, São João de Meriti e Niterói. Os campi Engenheiro Paulo de Frontin e Nilópolis também elaboraram programações para divulgação de suas atividades. As aberturas nesses campi aconteceram nos dias 16 e 17/10, respectivamente. Todos contaram com a participação de pró-reitores, diretores e a comunidade em seus cerimoniais. Membros da comunidade interna, convidados e escolas da região aproveitaram a programação rica e variada.

crianças da comunidade visitam o espaço ciência interativa

Três campi citados tiveram seus projetos aprovados em edital de fomento do CNPq voltado para divulgação e popularização das ciências: a “I Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa – IFRJ” (projeto submetido por equipes dos campi Paracambi e Belford Roxo e coordenado pelo professor Raphael Argento), cujas atividades estão ocorrendo nos dois campi e em espaços como praça e escolas parceiras; e o projeto "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para além das fronteiras". Coordenado pela professora Grazielle Rodrigues Pereira, do campus Mesquita, o projeto é em parceria com a UFF. Além de atividades no campus Mesquita, serão realizados eventos em Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Silva Jardim.

Pró-reitora Cristiane fala durante mesa solene de abertura em Belford Roxo

A pró-reitora de Extensão, Cristiane Henriques, que pôde participar da abertura desses dois eventos, ressalta a importância de um país que investe em ciência e tecnologia, bem como popularização e divulgação das ciências como de considerável importância para o desenvolvimento da nação e do fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade. “Os institutos federais, criados há 10 anos, trouxeram um projeto de educação plural, tendo indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, algo que é fortemente representado na SNC&T, contribuindo para a formação cidadã de nossos discentes e para uma atuação consciente na sociedade. Portanto esse é um evento de grande importância, que abre horizontes e aproxima o IFRJ da comunidade local, promovendo uma verdadeira troca de conhecimentos e uma formação mais integral do indivíduo”, afirmou.

Iniciada em 2004, a SNC&T é um evento que ocorre simultaneamente em todo país. Coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, é um expressivo evento que congrega extensão, pesquisa e ensino.