IFRJ destinará mais de R$ 5 milhões para conceder auxílio conectividade aos estudantes

O Instituto Federal do Rio de Janeiro destinará R$ 5.400.000,00 em créditos orçamentários para prover conectividade aos estudantes que não dispõem de recursos de acesso à internet. Para compreender as estratégias orçamentárias com o objetivo de atender às necessidades desses estudantes, conforme critérios estabelecidos pela Pró-Reitoria de Extensão, foi realizado um estudo pelas equipes de Planejamento e Orçamento e Inovação na Administração, sob supervisão da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proad).

“Vale ressaltar que as despesas aqui discutidas, sejam elas concessão de chips e/ou tablets aos estudantes, de forma alguma figuravam como despesas previstas em cenário prévio à pandemia, fato este que exigiu e exige cada vez mais habilidade da equipe gestora, tendo em vista um orçamento cada vez menor”, destacou o pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, parabenizou a equipe do Instituto por ter a preocupação e o foco nos estudantes. “Este esforço de toda a equipe da reitoria e dos campi mostra o quanto queremos pensar em atividade não presenciais apenas com a garantia de que nenhum estudante será abandonado pela falta de conectividade ou acesso”, enfatizou.

Igor explicou que, no estudo, adotaram a seguinte metodologia: pesquisa de fluxo de gastos dos campi com base no exercício 2019; separação dos contratos continuados; consulta aos campi executores quanto a análise qualiquantitativa (se fazia necessário o olhar do campus quanto ao levantamento realizado pela reitoria e eventuais novas despesas); sistematização dos dados; cruzamento das informações orçamentárias com as informações preliminares sobre estudantes em vulnerabilidade socioeconômica fornecidas pela Proex; estabelecimento de valor destinado à conectividade e simulação de cenários.

“A partir dos dados coletados de todos os campi, a equipe da Proad analisou as informações e o retorno dos campi quanto aos valores necessários ao cumprimento das obrigações contratuais e demais gastos de funcionamento até o fim do ano”, contou o pró-reitor. Como resultado, obtiveram os números apresentados no quadro abaixo:

A partir do quadro acima e levando-se em consideração a distribuição orçamentária realizada pela Proad, foram obtidos os valores informados pelos campi quanto às suas necessidades a partir dos valores empenhados em 2019 e estimativas realizadas pela reitoria. “Assim, a Proad pôde reunir recursos para atender às necessidades de conectividade dos estudantes, independente do seu campus de origem, ou até mesmo das disponibilidades orçamentárias do próprio campus”, disse Igor.

Após esta etapa, todos os recursos para funcionamento e pagamento de auxílios emergenciais já foram enviados aos campi e os recursos para conectividade aos estudantes se encontram concentrados na reitoria. “Hoje, informamos que mais R$ 5.400.000,00 em créditos orçamentários serão destinados ao auxílio à conectividade dos estudantes, conforme valores obtidos em estratégia de análise e mapeamento realizado pela equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento. Nossa equipe continua trabalhando incansavelmente para os novos momentos e desafios que nos são impostos pelas novas condições”, afirmou Valpassos.