Logo IFRJ

IFRJ é contemplado em três de quatro editais da FAPERJ na área tecnológica

cartaz branco, escrita em vermelho "Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)"

Além de ter sido contemplado no Edital do Programa de Apoio a Projetos de Inovação no Campo da Segurança Pública - Ciência Forense, o IFRJ também foi contemplado em dois outros editais da Diretoria de Tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ): Edital de Apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e Programa de Apoio às Incubadoras de Empresas do Rio de Janeiro.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Rodney Albuquerque, a conquista desses editais representa a busca por um certo protagonismo na área de inovação."Essa conquista significa que estamos no caminho correto, parabenizo a todos pelas aprovações, tanto no caso na conquista do apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), quanto na conquista do apoio às Incubadoras de Empresas do Rio de Janeiro. Me orgulho muito de ter lançado a incubadora Silício Fluminense ainda como diretor-geral do campus Eng. Paulo de Frontin, em 2017. Além disso, parabenizo a atual gestão do campus que está no caminho correto ao continuar fortalecendo a ação", falou. 

Edital de Apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs)

Com o projeto “InovaIFRJ: Criando janelas de oportunidades com pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico para inovação do ambiente produtivo no RJ”, coordenado pela coordenadora-geral de Prospecção e Empreendedorismo (CGPEM), Simone Alves, o IFRJ foi contemplado no Edital de Apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

O projeto, que também teve na equipe a coordenadora de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual (CTPI), Fernanda Sá, tem o objetivo de promover a capacitação da equipe da Diretoria de Agência de Inovação (DIRAGI), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPPI) e estabelecer os macroprocessos da gestão tecnológica e da inovação do IFRJ, transbordando os conhecimentos produzidos para o setor produtivo e para a sociedade.

O Edital pretende apoiar a capacitação e o aumento da eficiência dentro dos NITs do Rio de Janeiro, incluindo estudos e atividades relacionadas à busca de anterioridade; pedidos de patentes; transferência de tecnologia; prospecção de mercado; análises de viabilidade técnica, comercial e econômica de tecnologias desenvolvidas em instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Foram submetidos 18 projetos, dos quais 11 propostas foram aprovadas, que juntas somam R$ 3.341.359,00.

Para acessar o resultado, clique aqui. 

Edital de Apoio às Incubadoras de Empresas do Rio de Janeiro

Com o projeto “Silício Fluminense -Incubadora de Jogos Digitais, Empreendimentos e Economia Criativa de Engenheiro Paulo de Frontin”, estruturado pelo coordenador de Pesquisa e Incubadoras do campus Eng. Paulo de Frontin, José Ricardo da Silva, o IFRJ foi contemplado no Edital de Apoio às Incubadoras de Empresas do Rio de Janeiro.

O projeto tem como intuito a qualificação dos de empresários ligados às empresas beneficiadas associadas primariamente a estudantes do campus Eng. Paulo de Frontin, com foco no setor de Tecnologia da Informação, que atuem prioritariamente na produção de Jogos Digitais e atividades relacionadas à economia criativa, visando os aprimoramentos nos aspectos de gestão do negócio.

Para o Edital, foram submetidos 19 projetos dos quais 15 foram aprovados, incluindo incubadoras em plena operação e, também, aquelas que estão buscando elaborar ou reformular seu planejamento estratégico. Além disso, foi contemplado o projeto de fortalecimento da Rede de Incubadoras e Parques Tecnológicos do Estado do Rio de Janeiro (ReInc). O valor total aprovado foi de R$ 2.689.222,00.

Para acessar o resultado, clique aqui. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS