Logo IFRJ

IFRJ e IBRAM acordam cooperação técnica para análise de obras de artes por meio de técnicas físico-químicas

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, se reuniu nesta sexta-feira (29/03) com o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Paulo César Brasil do Amaral, e com demais servidores da equipe do IBRAM. O objetivo do encontro foi formalizar uma parceria entre as instituições.

Foi apresentada ao presidente do IBRAM uma oportunidade de cooperação técnica entre a instituição e o IFRJ para fortalecimento das ações de pesquisa do Projeto “Desenvolvimento de métodos que auxiliem a identificação de roubos, furtos e adulterações de obras de arte e veículos”, que foi contemplado pelo Edital FAPERJ Nº 07/2018 – Programa de Apoio a Projetos de Inovação no Campo da Segurança Pública - Ciência Forense 2018.

“O presidente ficou feliz com a parceria e solicitou que façamos os trâmites burocráticos para inicia-la, com uma formalização da cooperação e um projeto piloto junto ao Museu Histórico Nacional, mas a partir de agora com a chancela do IBRAM. Acredito que é um ótimo começo para agilizarmos esta parceria”, afirmou o reitor Rafael Almada.

Segundo o professor Renato Pereira de Freitas, docente do campus Paracambi e proponente do projeto, um dos objetivos é analisar obras de arte através de técnicas físico-químicas de análise. “Os resultados das análises, que possibilitaram identificar os materiais utilizados na manufatura da pintura, serão compilados em uma base de dados. A ideia é que em casos de indícios de falsificação ou furto de uma obra de arte, as análises dela serão comparadas com os dessa base que será construída, permitindo tirar conclusões mais direcionadas”, explicou.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS