IFRJ e IJCA assinam Acordo de Cooperação Técnica

O Instituto Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) assinaram nesta segunda-feira, 29/04, um Acordo de Cooperação Técnica visando a execução de Parceria Institucional entre as partes para desenvolver, em conjunto, um programa de atividades.

Dentre as atividades previstas no acordo estão: estudos, projetos de pesquisa e extensão, cursos, oficinas e seminários, no âmbito das políticas de valorização e inclusão das pessoas com deficiência, diversidade etária, as culturas indígenas e populares, as relações étnico-raciais, relações de gênero, trabalhadores rurais e grupos em vulnerabilidade social.

“Essa é a consolidação de um trabalho que já acontecia e que a gente só formaliza ele aqui hoje, para dar mais pulso para conseguirmos avançar mais ainda. Então, estou muito feliz de assinar a celebração deste momento”, disse o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

A parceria do IJCA com o IFRJ Campus São Gonçalo acontece desde 2016, a partir do projeto “Tamo Junto 9º ano”, que tem como objetivos principais a produção e divulgação de conteúdos formativos e informativos ampliando o conhecimento dos jovens sobre as oportunidades e o perfil das escolas de ensino médio; a criação de núcleos preparatórios para os processos seletivos de escolas públicas de nível médio; além de eventos voltados para a valorização da educação pública.

O projeto “Fortalecendo Trajetórias” também acontece em parceria com o campus São Gonçalo, tendo como objetivos principais o reforço escolar e o acompanhamento social e pedagógico dos estudantes. A parceria entre IFRJ e IJCA permitiu, durante todos esses anos, o aumento do ingresso no IFRJ de estudantes oriundos da rede pública e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, tornando a escola mais acessível às classes populares, que ingressam no IFRJ, em constante diálogo com a direção, coordenação pedagógica e assistência estudantil do campus, a fim de garantir a permanência dos estudantes. O diálogo com a coordenação de extensão também é constante, a fim de viabilizar visitas dos estudantes atendidos pelo IJCA ao IFRJ, participação nas semanas acadêmicas e outros eventos de extensão.

A segunda fase do Programa Fortalecendo Trajetórias tem como objetivo oferecer um acompanhamento abrangente e várias formas de apoio aos estudantes durante o ensino médio, envolvendo escolas públicas. Além desses apoios, o programa se dedica a estar ao lado dos jovens em todas as etapas de seu desenvolvimento, desde a adesão ao programa até a admissão na universidade. Nesse sentido, o IJCA desempenha um papel fundamental ao promover parcerias nos três níveis: com o jovem, com sua família e com a escola que o acolhe. O IJCA promove a educação pública e executa projetos educacionais que divulgam e impulsionam os processos seletivos das instituições federais de ensino médio, e fomenta o ingresso de estudantes de escolas públicas.

“Sistematizamos uma informação no último processo seletivo de que cerca de 87% dos candidatos inscritos em 2024 no campus eram oriundos da rede privada. Sabemos que há um corte na hora da prova, depois outro na hora da matrícula. Mas ainda assim, queremos que nossa instituição seja mais democrática, recebendo mais inscrições vindas da rede pública de ensino. Então formalizar essa parceria é algo mais do que bem-vindo para formalizar esse trabalho que a gente já vem construindo”, contou a diretora-geral do Campus São Gonçalo, Gleyce Figueiredo.

A pró-reitora de Extensão do IFRJ, Ana Luísa Soares, reforçou que este é um primeiro passo de formalização, embora esse já seja um trabalho consolidado. “E podemos fazer muitas coisas juntos a partir daqui. Temos vários programas e outras coisas que fazemos e, a partir dessa celebração, podemos pensar em outras ações que podemos desenvolver junto ao IJCA”, afirmou.