IFRJ e Instituto Niemeyer próximos de uma parceria

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, se reuniu com o presidente do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais – INPUC, Paulo Sergio Niemeyer, na tarde de 22 de julho. O encontro na sede do INPUC também contou com a presença do pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos, da chefe de gabinete da Reitoria, Gilsiane Escobar e da professora do Campus Rio de Janeiro, Luciana Cardoso Nogueira.

Paulo Sérgio apresentou ao reitor e sua equipe a missão, os valores e a estrutura do Instituto Niemeyer e da Escola de Artes e Humanidades, além das ações planejadas pela instituição, que podem se somar aos esforços do IFRJ para impulsionar a formação profissional na área de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do Rio de Janeiro.

Rafael disse que “A reunião foi extremamente produtiva, já que falamos sobre educação e formação profissional focada nas políticas de arquitetura e urbanismo, e como a Rede Federal, com sua dimensão e característica, poderá fortalecer o papel de Oscar Niemeyer como uma marca brasileira de desenvolvimento, inclusão social e melhoria das cidades”, afirmou Almada.

Na visita, foi apresentada a elaboração de um plano de trabalho para um acordo de cooperação que envolverá o Instituto Federal do Rio de Janeiro e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O presidente do INPUC não escondeu a satisfação. “Fico vibrando como esta rede federal, a maior rede de ensino profissional, tem capilaridades no país e trabalha forte na verticalização de ensino, isso reforço todo o pensamento e desejo do meu avô de promover a partir da educação a melhoria da vida das pessoas pela arquitetura. O Instituto Niemeyer quer trabalhar com  essa Rede e reforçar a educação pública no país”, afirmou Paulo Niemeyer.

parede branca, tres quadros pequenos com desenhos de Oscar Niemeyer. ao fundo aplacapequena com os dizeres "espaço Niemeyer"

Sobre o Instituto Niemeyer e a Escola de Artes e Humanidades

O Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais - INPUC foi criado em 2 de junho de 2010, pelo seu Presidente de Honra Oscar Niemeyer e seu bisneto e atual presidente Paulo Sérgio Niemeyer, o Instituto tem como objetivo principal preservar o legado deixado por Oscar Niemeyer e ampliar o impacto das soluções que fazem parte da agenda urbana e social, que sempre fizeram parte de suas criações arquitetônicas e princípios humanos.

A Escola de Artes e Humanidades foi criada para difundir o pensamento crítico, a análise e a reflexão baseados na troca de saberes entre as mais variadas áreas de conhecimento, como uma síntese do saber humanístico. Nossa pretensão é despertar o interesse pela colaboração da construção de conhecimento, que considere os valores humanos nas áreas da sociologia, antropologia, psicologia, filosofia, literatura, artes e estética, entre as demais áreas do Desenvolvimento Humano.