Logo IFRJ

IFRJ e Parque das Ruínas: Amantes da Cidade Maravilhosa

O IFRJ agora faz parte de um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro, o Parque das Ruínas, no bairro de Santa Teresa. Fruto de um acordo de cooperação do Instituto com o centro cultural do local, foi inaugurada dia 2 de junho de 2021 a exposição permanente "IFRJ e Parque das Ruínas: Amantes da Cidade Maravilhosa", com placas informativas sobre diversos pontos turísticos que podem ser observados do Parque.

O visitante que chega ao local e visita as antigas ruínas que fazem parte do complexo cultural podem obter informações em três línguas, português, inglês e espanhol, além de descrições em braile. E cada uma das placas possui fotos panorâmicas da vista local. Toda a produção artística das placas foi realizada pelo IFRJ, através do trabalho da Coordenação Geral de Comunicação.

Estiveram presentes à inauguração: o reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, o gestor do Parque das Ruínas, Gilson de Barros, a pró-reitora de Extensão (PROEX) Ana Luisa Soares; o pro reitor de Administração e Desenvolvimento (PROAD), Igor Valpassos; o diretor de Articulação Institucional (DAINT), Eládio Bandeira e o diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica da Pró Reitoria de Extensão do IFRJ (DIPROEXT), Júlio Page.

equipedo IFRJ posa em pé em frente a um muro de pedras
IFRJuntos na parceria com o Parque das Ruínas

Júlio Page, um dos idealizadores e coordenador do trabalho, lembrou do acordo de cooperação fechado ainda em 2018 com o centro cultural do Parque das Ruínas. “Antes da pandemia, nos espetáculos realizados no local, a Extensão Cultural fez diversas ações para formação de plateia, e uma dessas ações foi exatamente a da exposição permanente”. O diretor da DIPROEXT fez questão de destacar o esforço conjunto de setores do IFRJ. “O trabalho cuidadoso de concepção, design e fotos realizado pela Coordenação Geral de Comunicação; uma descrição levando em conta dados geográficos, realizada por Luana Oliveira, Campus Duque de Caxias,  com apoio do professor de Geografia Manuel Ricardo, do Campus Nilópolis; a professora Monique Inocencio, de língua portuguesa do Campus Duque de Caxias, para a revisão; o diretor de Relações Internacionais, Rodrigo Lemos, para fazer a versão do texto em espanhol, e o professor Marcos Antonio Carnavale, aposentado do IFRJ, do Campus Rio de Janeiro, para fazer a versão do texto em inglês. E ainda tivemos a essencial participação de Vanderson Pereira, para fazer a revisão em braile”.

equipe do ifrj em frente a uma placa dentro do parque
Inauguração da exposição

No sábado, dia 5, o Secretário de Cultura do Rio de Janeiro Marcus Faltini esteve no local para anunciar a reabertura do Parque à visitação pública, seguindo todos os protocolos de segurança. Ao lado do reitor Rafael Almada, o secretário falou: “Estamos reabrindo o Parque, tomando todos os cuidados possíveis, com visitas guiadas, e colocando à disposição da população este local histórico, belíssimo, e que agora conta com esse trabalho feito em parceria com o IFRJ. E a instituição será parceira em outros projetos”.

Rafael Almada reforçou a preocupação com a segurança em tempos de pandemia e convidou a população a fazer uma visita guiada ao Parque. “É um prazer para nós do IFRJ dar este presente à cidade, permitindo que cada visitante possa não apenas observar esta paisagem fantástica, mas também ter todas as informações sobre cada ponto turístico avistado aqui do mirante. E transmitir essas informações em português, inglês, espanhol e braile, gera inclusão, significa acessibilidade, potencializa o turismo e promove a educação”. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS