IFRJ e Universidade do Minho assinam convênio para Internacionalização Acadêmica

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Universidade do Minho, em Portugal, firmaram um convênio no dia 28 de maio para promover a internacionalização acadêmica. O acordo assinado pelo reitor Rafael Almada estabelece um novo marco na cooperação entre as duas instituições, abrangendo uma série de iniciativas que visam enriquecer as experiências educacionais e administrativas de ambas as partes.

O documento facilita intercâmbios e cooperações, contemplando alunos, docentes e técnicos-administrativos. Entre as principais ações previstas estão o intercâmbio de estudantes para vivências educacionais multiculturais, a colaboração de docentes em projetos de ensino e pesquisa, e a participação de técnicos-administrativos em programas de aprimoramento de práticas administrativas.

Além disso, o convênio inclui o desenvolvimento conjunto de projetos de ensino e extensão, a realização de pesquisas científicas colaborativas, publicações em coautoria, e a organização de conferências e workshops. Essas atividades prometem fortalecer as capacidades institucionais e fomentar um ambiente de inovação e excelência acadêmica.

"O convênio assinado hoje representa um passo significativo na internacionalização do IFRJ. Estamos comprometidos em criar oportunidades que beneficiem toda a nossa comunidade acadêmica e que promovam a excelência e a inovação", disse o diretor Heleno Lima durante a cerimônia de assinatura.

Este acordo reforça o posicionamento do IFRJ no cenário internacional, estabelecendo parcerias para a instituição.

A parceria entre o IFRJ e a Universidade do Minho simboliza um compromisso mútuo com a educação de qualidade e a cooperação internacional, abrindo novas portas para o desenvolvimento acadêmico e institucional em um contexto global.

na imagem aparecem 4 pessoas em pé, uma delas é  mulher. O reitor e outro senhor seguram o acordo assinado