Logo IFRJ

Do IFRJ para os Estados Unidos

Aluno de Produção Cultural do campus Nilópolis vence concurso na maior conferência para universitários brasileiros no exterior

 

Aprender não se limita a estar somente em uma sala de aula, mais sim ir além dos muros da escola, colocando em prática tudo o que já foi ensinado. Isso Higor Cerqueira, de 22 anos, sabe bem. O aluno do 7º período de Produção Cultural do campus Nilópolis foi o ganhador, juntamente com alunos de outras Instituições de Ensino, do “Desafio Água”, um projeto cujo o objetivo é apresentar alternativas para combater a escassez hídrica, enfrentada pela população do Semiárido brasileiro.

 

Até chegar à vitória do concurso, Higor precisou percorrer um longo caminho. Em 2016, foi selecionado no programa de mobilidade acadêmica do IFRJ, tendo a oportunidade de estudar no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Foi lá que conheceu Guilherme Damasceno e Maryllya Fonseca, do Instituto Federal do Alagoas e Emanoella Rodrigues, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, todos integrantes da equipe que idealizou o projeto. “Foi uma parceria muito bonita e muito legal. Cada um tem suas habilidades e suas limitações, mas um complementou o outro”, comentou Higor.

 

O projeto do grupo foi intitulado de “Palmas Pra Vida”, cuja a proposta é reutilizar às águas cinzas, vindas de uma escola municipal de Major Izidoro, em Alagoas. Esse reaproveitamento será destinado à irrigação da Plantação Forragueira que, após o cultivo, será usada como alimento do gado leiteiro da cidade.

 

A resposta do desafio veio no mês de março, quando foram informados de que estavam entre os finalistas. A equipe recebeu o convite para participarem da maior conferência para universitários brasileiros no exterior, o BRAZusc, realizado nos Estados Unidos, na Universidade da Pensilvânia - Filadélfia. Lá o grupo concorreu com mais 2 projetos e foram os vencedores do desafio. Como prêmio para o primeiro lugar, receberam um valor de 10 mil dólares para a execução do projeto.

 

Higor não esconde sua alegria e orgulho pelo trabalho apresentado e diz o quanto o IFRJ foi importante para essa conquista. “Foi o Instituto que possibilitou a minha mobilidade acadêmica. Agradeço ao IFRJ e também ao Instituto Politécnico de Bragança, sem eles eu não estudaria no exterior e não participaria desse evento”.

 

Conheça mais sobre o Projeto “Palmas Pra Vida”: https://www.youtube.com/watch?v=eZKsANJQ9pc

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS