Logo IFRJ

IFRJ na FEBRACE 2019

Alunos do campus Rio de Janeiro participaram da 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2019), que ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de março de 2019. Seis projetos foram apresentados pelos alunos do campus, tendo sido três deles premiados no evento.

A FEBRACE é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza, na Universidade de São Paulo (USP), uma grande mostra de projetos e assume um importante papel social: o incentivo à criatividade e à reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. Ao longo de todo o ano, ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo são desenvolvidas pela FEBRACE no país, revelando novos talentos.

A FEBRACE tem como principais objetivos estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária, e criar oportunidades para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.

De acordo com Vivian Silva, professora do curso Técnico em Farmácia, a FEBRACE é uma excelente oportunidade para os alunos trocarem conhecimento e experiências, fazerem contatos e divulgarem os trabalhos desenvolvidos nas suas escolas. Em relação à participação dos alunos na feira nacionalmente conhecida, ela diz que a importância é dada pela divulgação do trabalho, do curso e do IFRJ, além do crescimento pessoal e profissional destes alunos. “Eles têm a oportunidade de trocar ideias com diversos profissionais da USP e de outras universidades. E para muitos é a primeira viagem sem a família, primeira vez viajando de avião para conhecer uma outra cidade. O IFRJ tem o papel de apresentar esse mundo científico para os jovens e despertar neles o interesse pela pesquisa”, ressaltou.

Carolina Barros cursa o Técnico em Farmácia e falou sobre sua experiência no evento: “A FEBRACE foi muito importante. Eu entrei no IF no meio da Semana da Química e assisti algumas palestras com ex-alunos do meu curso que, com o projeto, foram até para fora do País. Desde então eu pensei: quero isso para mim!”. Carolina também falou sobre o preparo do IFRJ e sobre a grande quantidade de grupos presentes representando a Instituição. “Acho que foi o ano em que mais grupos do IFRJ estiveram na FEBRACE”, disse.

Marcela Coutinho, professora do curso Técnico em Farmácia, reforçou o papel do IFRJ na inserção dos alunos na ciência e na inovação. “A escola tem papel fundamental no incentivo aos alunos. A estrutura do IFRJ, com seus laboratórios, seu corpo docente e técnico qualificado, as disciplinas práticas, as jornadas acadêmicas, os projetos desenvolvidos... esses e outros fatores colaboram para que o aluno, ainda jovem, tenha a oportunidade de se inserir em um projeto e desenvolva sua curiosidade científica, seu senso crítico e investigativo. É muito gratificante poder participar desse crescimento dos estudantes e ver o retorno alcançado”, disse.

A professora Carla Braga revelou que foi sua primeira participação na FEBRACE como orientadora e destacou a excelência do evento. Ela também reiterou o papel do IFRJ na jornada do aluno ingressante à ciência, inovação e tecnologia, não apenas no incentivo e disponibilização de instrumentos, mas também contribuindo financeiramente para a realização de viagens e apresentações. “O conselho que eu daria aos alunos que pretendem participar de uma feira desse nível é fazerem o aproveitamento do fato de estarem dentro de uma instituição que incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de projetos, pensar em boas ideias que possam ser desenvolvidas dentro do IFRJ e se associar à professores com a mesma visão de inovação, criatividade e aplicabilidade”, disse. Além disso, Carla falou sobre vontade, persistência e amor para a realização desses projetos e participação em feiras como a FEBRACE.

Premiação

A Cerimônia de Premiação da FEBRACE 2019 ocorreu no dia 22 de março, no Anfiteatro do Centro de Difusão Internacional da USP. Dos seis projetos apresentados pelo campus Rio de Janeiro, três foram premiados. Foram distribuídos troféus e medalhas para os destaques de cada categoria, equipamentos, certificados de diversas organizações em várias áreas científicas e de algumas empresas.

O Projeto “Análise de compostos sensibilizadores dos mecanismos de resistência das bactérias em extratos orgânicos da Amburana cearensis", representado pela aluna Cristievelin Marinho, recebeu um certificado da Outstanding Achievement for Ability and Creativity in In Vitro Biology; o prêmio destaque da Sociedade Brasileira de Microbiologia, cujos contemplados receberam a inscrição para o 30° Congresso Brasileiro de Microbiologia, que será realizado em Maceió (AL), de 6 a 9 de outubro de 2019; também conquistou o 4° lugar em Ciências Biológicas; e o prêmio EXPOCETI, cujos contemplados receberam credenciais para a participação na Exposição de ciências, engenharia, tecnologia e inovação (EXPOCETI), que ocorrerá de 24 a 30 de junho de 2019, em São Lourenço da Mata (PE).

O projeto “Análise das atividades antitumorais da Synadenium grantii” – representado pelos alunos Karine Albuquerque, Monicke da Rocha e Lucas de Albuquerque – conquistou o 3° Lugar em Ciências Biológicas e o prêmio FEBIC, cujos contemplados receberam credenciais para a participação na Feira Brasileira de Iniciação Cientifica (FEBIC), que acontecerá de 9 a 13 de setembro, na cidade de Jaraguá do Sul (SC).

Por fim, o projeto “Análise e formulação dos compostos antibióticos da Amburana cearensis frente a culturas deStaphylococcus spp” – representado pelos alunos Luís Felipe Lima, Enzo Henrique Lino e Yanne Gargalhone – conquistou o 2° lugar em Ciências da Saúde; recebeu o prêmio Incentivo à Inovação Tecnológica MOSTRATEC, cujos contemplados receberam credenciais para a 34 ª Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), que será́ realizada no período de 21 a 25 de outubro de 2019, na cidade de Novo Hamburgo (RS); e o prêmio destaque Unidades da Federação.

Enzo Henrique, um dos alunos premiados, ressaltou que quando se difunde ciência, o mais importante é a oportunidade de apresentar seu trabalho para pessoas que entendem dessa área, assim como para pessoas que não têm um conhecimento tão apurado, mas estão interessadas. “Tivemos contato com pessoas de outros estados e foi uma sensação maravilhosa, tendo em vista que o pessoal das escolas, que não tinha conhecimento sobre algumas técnicas muito complexas que nós utilizamos, estava ali o tempo todo interessado; interagindo e reconhecendo nosso esforço”, contou. Enzo ainda falou sobre as críticas positivas, construtivas e muito enriquecedoras. “Só tenho a agradecer ao pessoal da FEBRACE por ter avaliado meu trabalho. Foi muito bom não só para o desenvolvimento do projeto, mas para o meu desenvolvimento como apresentador do trabalho e como cientista”, completou.     

Todos os projetos premiados foram orientados pela professora de Ciências Biológicas, Sheila Albert dos Reis, que disse se sentir orgulhosa e honrada de trabalhar com alunos maravilhosos. “Não poderia deixar de ficar grata ao IFRJ, que mesmo em meio a todas as turbulências políticas e orçamentárias sempre nos dá suporte para realização dos trabalhos”. A professora também falou sobre como exerce sua profissão com dedicação e amor. “Sou muito feliz e realizada. Os prêmios são um reconhecimento aos alunos e a participação nas feiras, uma oportunidade de crescimento e amadurecimento no caminho da pesquisa”, concluiu.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS