IFRJ ganha excelentes notas em cursos no ENADE 2016

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) anunciou os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) – edição 2016 – com excelentes resultados dos estudantes do IFRJ.

Alunos de três cursos da instituição foram avaliados em 2016: Gestão Ambiental (campus Rio de Janeiro), Fisioterapia (campus Realengo) e Farmácia (campus Realengo).

O curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental obteve nota 5 (cinco), que é a nota máxima na avaliação, a mesma obtida no ENADE 2013. Apenas 6% dos diferentes cursos de graduação avaliados no ENADE 2016 obtiveram nota máxima.

Já os cursos de Fisioterapia e Farmácia obtiveram nota 4 (quatro), também mantendo a nota do ENADE 2013. A nota 4 corresponde a 25% dos diferentes cursos de graduação avaliados no ENADE 2016.

Compreenda o ENADE

O ENADE avalia o quanto os estudantes em fase de conclusão de curso dominam da formação geral e dos conteúdos específicos. A prova é estruturada em 10 questões de formação geral (sócio diversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos) e em 30 questões de conhecimentos específicos (conteúdos programáticos, habilidades e competências necessárias ao exercício profissional).

Além da prova, o estudante responde um questionário socioeconômico que visa delinear o perfil dos concluintes de cursos de graduação.

A participação é por amostragem e obrigatória para os escolhidos, sem ela o egresso não poderá receber seu diploma. Além disso, a participação e regularidade no ENADE fica registrada no histórico escolar.

Os cursos são agrupados por áreas do conhecimento e as avaliações ocorrem a cada três anos para cada grupo. Em 2016, foram avaliados os cursos das áreas de ciências da saúde, ciências agrárias e áreas afins, além dos eixos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

Apesar do ENADE avaliar exclusivamente os estudantes, os resultados impactam no processo de avaliação dos cursos, podendo elevar ou reduzir seu conceito.

Todo o processo de avaliação está sob gestão do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), responsável também pelas outras diversas formas de avaliação da Educação Superior.

ENADE 2017

Neste ano, concluintes de 10 cursos de graduação do IFRJ serão avaliados no ENADE:

- Bacharelado em Ciências Biológicas (Rio de Janeiro)

- Bacharelado em Química (Nilópolis)

- Licenciatura em Física (Nilópolis e Volta Redonda)

- Licenciatura em Matemática (Paracambi, Nilópolis e Volta Redonda)

- Licenciatura em Química (Duque de Caxias e Nilópolis)

- Tecnologia em Gestão da Produção Industrial (Nilópolis)

As provas serão aplicadas no dia 26 de novembro, no turno vespertino.