Logo IFRJ

IFRJ no Graphica 2019

O IFRJ marcou presença na abertura do International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design (GRAPHICA) 2019, no dia 24/09. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Expressão Gráfica (ABEG) e busca integrar a Educação Gráfica na formação contemporânea, com temas que priorizam a pesquisa e a realização de projetos inovadores sobre a sustentabilidade, mostrando conexões entre o pensamento gráfico e as tecnologias.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodney Albuquerque, esteve presente e representou o reitor Rafael Almada. Ele falou da importância do evento para o IFRJ. “Penso que esse evento nos humaniza. Apoiar o GRAPHICA 2019 está alinhado com a fronteira do conhecimento nas áreas das artes gráficas, parte da base do ensino de qualidade do Instituto”. Rodney destacou, ainda, a participação do Campus Belford Roxo na produção.

Raphael Argento e Cássia Mousinho, docentes do Campus Belford Roxo e membros da Comissão Científica, participaram da organização. Ajudaram na elaboração do edital, em busca de recursos para a realização do evento; realizaram workshops de treinamento aos estudantes, para a preparação dos kits que serão distribuídos durante essa edição; e auxiliaram na implantação de serviços, transportes e registros da solenidade. “É um evento muito importante, especialmente para nós que somos designers. Nosso campus é de economia criativa, então é necessário participarmos e ajudarmos nessa área que é grande, principalmente por nosso campus ainda não possuir muita visibilidade”, disse Raphael.

Na abertura, alunos do Colégio Pedro II marcharam, cantaram o Hino Nacional e o hino do colégio, com representação em libras. O reitor do Pedro IIOscar Halac, discursou a importância da diversidade implementada na instituição, usando a apresentação dos discentes como exemplo. “Uma escola cívica não necessariamente é militar, ela pode ser cívica e civil, essa é a nossa escola. Cultuamos a bandeira e o hino, os símbolos nacionais”, falou.

Estavam presentes na mesa de abertura: Paulo Knauss, diretor do Museu Histórico Nacional; Gilson Braviano, presidente da ABEG; e Sandra Gomes, coordenadora do evento.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS