Logo IFRJ

IFRJ impulsiona internacionalização na Europa

O Programa de Vivência Internacional para Desenvolvimento de Servidores Técnico-Administrativos do IFRJ com lotação na Reitoria atende a uma demanda específica e antiga na Instituição. Uma experiência de duas semanas no Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC representa, segundo a Coordenação Geral de Relações Internacionais, um marco como ação institucional para a valorização de pessoas.

A ação é desenvolvida pela Diretoria de Articulação Institucional – DAINT- e pela Coordenação Geral de Relações Internacionais, e se configura como um piloto, já que as expectativas são as de que a médio prazo seja estendida aos campi.  A vivência tem como objetivo principal a elaboração de competências com vista ao apoio às ações de internacionalização e desenvolvimento institucional nos âmbitos do ensino, pesquisa/inovação, extensão e gestão desenvolvidas pelo IFRJ.

Rodrigo Lemos, coordenador-geral de Relações Internacionais e Julio Page, diretor da DAINT acompanharam os servidores e cumpriram uma agenda com o objetivo de participar do alinhamento de ações e da abertura do Programa no IPVC.

Na ocasião, Rodrigo e Julio realizaram uma visita à Universidade de Vigo no dia 16 de maio para viabilizar um acordo de cooperação. Foram recebidos pela diretora de Internacionalização Amelia Piña e pelo coordenador de Acordos Juan Cabalero.  “Conversamos sobre as possibilidades de ampliação do programa de capacitação dos TAEs na Universidade de Vigo, além de ações que podemos desenvolver entre as instituições como mobilidade in e out”, disse o coordenador-geral.

Julioo e Rodrigo posam ao lado de servidores do Inst politecnico em uma sala, fundo branco

No dia 17, visitaram os serviços centrais do Instituto Politécnico de Coimbra para renovação do Acordo e apresentação de possibilidades de ampliação das ações entres as instituições. Foram recebidos por Catarina Marques, do departamento de Relações internacionais. 

Também foram à Escola Superior de Saúde para ampliação das ações que já são feitas com a instituição. “Encontramos a estudante Ana Cristina Baptista, do curso de Fisioterapia Campus Realengo, que se encontra em mobilidade atualmente lá. Conversamos com Rui Lopes, Relações Internacionais da Escola de Saúde do IPCOIMBRA e estudamos algumas possibilidades de ampliação das ações do convênio com os cursos deles como Farmácia e Fisioterapia”, disse Rodrigo. 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS