IFRJ inaugura Centro de Qualificação Profissional em Teresópolis

O IFRJ, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, realizou na segunda-feira (16/01) a 1ª Aula Magna do Centro de Qualificação Profissional do IFRJ, na Casa do Trabalhador do município. O evento deu início aos cursos de formação inicial e continuada (FIC) em Balconista de Farmácia, Assistente de Logística, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual, que serão ministrados no local.

Compuseram a mesa de abertura do evento o reitor do IFRJ, Rafael Barreto Almada; a pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Alessandra Paulon; o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen; a secretária de Estado de Trabalho e Emprego, Kelly Christian Silveira de Mattos; a juíza da Vara da infância, juventude e do idoso, Vania Mara Nascimento Gonçalves; o vereador Paulinho Nogueira; o ouvidor geral Leonardo Manso; o secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães; e o pastor Humberto Siqueira.

O reitor Rafael Almada ressaltou a importância de encontrar uma prefeitura aberta à parceria e ao diálogo para o sucesso do projeto: “A relação do IFRJ com as prefeituras é sempre muito produtiva, principalmente quando a prefeitura acredita que a educação é fator de transformação, como é o caso de Teresópolis. Os quatro cursos marcam apenas o início de uma longa parceria, da qual virão outros cursos e novas oportunidades. A gente tem o desejo de, em um futuro muito próximo, ter uma unidade do Instituto aqui, e acho que isso tudo se soma a essa relação importante que já existe entre o IFRJ e Teresópolis”, disse.

A pró-reitora de Ensino do IFRJ, Alessandra Paulon, destacou a rapidez com que a parceria foi fechada e falou sobre o que a presença do instituto representa para a cidade. “Não tem nem 120 dias que assinamos o acordo e agora já estamos abrindo a primeira turma. Quero agradecer a toda a equipe que contribuiu para isso. O Instituto Federal dentro do município de Teresópolis representa educação profissional gratuita, de qualidade, para tantos jovens e adultos trabalhadores. Nós oferecemos cursos de qualificação, de formação técnica, de graduação e de pós-graduação. Queremos que o cidadão de Teresópolis entre num curso de qualificação e continue conosco até sair doutor da nossa instituição. Esse é o nosso sonho. E ele se inicia hoje, com essa aula magna”, enfatizou.

Foto: Bruno Nepomuceno / Ascom da Prefeitura de Teresópolis

O prefeito Vinicius Claussen destacou a importância do novo polo de educação para o desenvolvimento da cidade: “Os quatro novos cursos oferecidos pelo IFRJ foram pensados para a realidade de Teresópolis e para a nossa cadeia produtiva. Mais de 400 pessoas se inscreveram para os cursos e 128 foram selecionadas. A nossa expectativa é de que, já no segundo semestre, sejam implementados novos cursos ligados à gastronomia, hotelaria, agricultura, tecnologia e educação, que são os nossos principais pólos de desenvolvimento, que constam no plano diretor. O objetivo é que barreiras sejam quebradas para que as famílias que mais precisam possam ter acesso à educação gratuita de qualidade, se qualificando para o mercado de trabalho”, aspirou.

As aulas dos cursos de Balconista de Farmácia, Assistente Administrativo, Assistente de Logística e de Microempreendedor Individual já foram iniciadas e todas serão ministradas na Casa do Trabalhador, localizada no Bairro de São Pedro, ponto estrategicamente escolhido para atender as comunidades mais populosas da cidade. “A casa do trabalhador, inaugurada em 2021 faz um serviço de qualificação e atendimento social, além de também abrigar uma unidade do SINE, que é o nosso balcão de empregos. Estamos no bairro mais populoso de Teresópolis e quando o trabalhador nos procura para se candidatar para as vagas ofertadas, ele também procura uma qualificação profissional mais aprofundada, por isso a importância da implementação desses novos cursos”, declarou o secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães.

No final da solenidade, os componentes da mesa foram homenageados pela Prefeitura de Teresópolis pela implementação do Instituto Federal.