Logo IFRJ

IFRJ inicia Planejamento Estratégico para 2024-2028

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Valorização de Pessoas (PRODIN), convida os servidores e servidoras para participar do Planejamento Estratégico do IFRJ 2024-2028. Planejar é criar uma estratégia para alcançar um determinado objetivo. O planejamento estratégico pode ser exemplificado por um processo de elaboração de estratégias para o atingimento dos objetivos institucionais.

“Como explica Peter Drucker em Introdução à Administração, o Planejamento Estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”, disse o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Valorização de Pessoas, Bruno Campos dos Santos.

A diretora adjunta de Desenvolvimento Institucional do IFRJ, Florinda Cersósimo, elucida que os objetivos estratégicos são definidos a partir da avaliação de cinco questões: O que somos? Como a nossa instituição está, hoje? Onde queremos chegar? Como chegar onde queremos? Qual tempo acreditamos ser necessário para atingirmos nossos objetivos? “Com essas respostas conseguimos reconhecer a nossa atual situação e a partir disso prospectamos o que queremos para o futuro”, contou.

Dentro dessa conceituação e tendo em vista a velocidade das mudanças no mundo, a diretora adjunta afirma que deve ser permanente o monitoramento do planejamento. “Mas se faz necessário, também, tempo hábil para implementação e verificação dos resultados gerados. Assim, o planejamento estratégico deve ser periodicamente avaliado e modificado para as devidas adequações situacionais da instituição. Em linhas gerais e de acordo com o tipo de instituição, os planejamentos têm prazos de 3, 5 e em alguns casos, 10 anos”, explicou Florinda. 

O novo planejamento tem a previsão de validade para o período de 2024 a 2028. O último Planejamento Estratégico feito no IFRJ tinha vigência de 2017 a 2021. Os documentos relativos a este planejamento e as metas atuais encontram-se disponíveis nos links:

“Todo o processo de elaboração de um planejamento estratégico e o seu sucesso é responsabilidade de toda a comunidade e a equipe de gestão deve sensibilizar a participação, conduzir e articular todo o processo. O Planejamento Estratégico é e deve ser fruto de um trabalho conjunto de todos e todas, e da divisão das tarefas para atingir os objetivos da melhor forma e no menor intervalo de tempo, e mais que isso é o reconhecimento de todos e todas que a instituição somos nós”, ressaltou Bruno.

A gestão convida à participação toda a comunidade, com o objetivo primeiro de sensibilizar a todos e todas da importância de se expressar com relação ao que a instituição é, o que a comunidade deseja ser e quais são as crenças e os princípios éticos que orientam as relações internas e externas do IFRJ. A partir desses levantamentos e da definição coletiva da missão, visão e valores, será possível verificar quais as mudanças ou melhorias necessárias para a instituição. 

O formulário de contribuições estará disponível de 04/11/2022 até 20/11/2022.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS