IFRJ, MinC e Ponto Cine acordam programa de capacitação no audiovisual

Reitor, ministro e diretores do ponto cine posam para a foto na frente da faixada do cinema

Assinatura de termo de compromisso para viabilizar programa aconteceu na segunda-feira (02/07)

Com o objetivo de viabilizar um programa de capacitação no audiovisual e a reabertura do Ponto Cine – cinema popular localizado em Guadalupe – em uma ação de extensão, o reitor do IFRJ, Rafael Almada; o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão; e o diretor do Ponto Cine, Adailton Medeiros, assinaram na noite de segunda-feira (02/07) um termo de compromisso.

O investimento federal, da ordem de R$ 500 mil, viabiliza uma capacitação técnica em audiovisual que vai contar com dois cursos de 160 horas cada: um em direção cinematográfica e outro em interpretação. Os alunos terão auxílio com passagem e alimentação.

Reitor fala no palco, com peça de divulgação do projeto atrás
Reitor Rafael Almada falou, durante evento, sobre a parceria

De acordo com o reitor Rafael Almada, a parceria que já acontece entre o curso de Bacharelado em Produção Cultural do campus Nilópolis e o projeto social Ponto Cine, em Guadalupe, será ampliada. “Dentro das atribuições dos Institutos Federais está o alinhamento com os arranjos produtivos, locais e culturais. Esta parceria irá promover o desenvolvimento para o audiovisual no bairro de Guadalupe”, afirmou.

O Ponto Cine havia fechado as portas há cerca de um mês, devido a uma série de problemas e à falta de patrocínio. E a expectativa, depois da assinatura do termo de compromisso, é que retome as suas atividades a partir de outubro. O Ponto Cine é considerado o maior exibidor de filmes brasileiros em território nacional.