IFRJ oferece 156 vagas para Educação de Jovens e Adultos

O IFRJ divulga o Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para preenchimento de vagas para o 2º (segundo) semestre do ano letivo de 2024, relativas aos Cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrados à Educação Profissional.

A seleção está aberta a jovens e adultos que tenham concluído o ensino fundamental, que desejam cursar o ensino médio integrado a uma formação profissional e que tenham, na data da matrícula, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos.

São 156 vagas, e a seleção será realizada exclusivamente mediante Sorteio Público Eletrônico e somente terá validade para ingresso no 2º (segundo) semestre do ano letivo de 2024.

A inscrição será realizada no período definido na TABELA I - CRONOGRAMA por meio do preenchimento online do Formulário de Inscrição disponibilizado na página do IFRJ 1.5. Todas as informações referentes a este processo seletivo são publicadas no endereço: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-tecnico/processo-seletivo-educacao-jovens-e-adultos-eja.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Para se inscrever o  candidato deverá preencher de forma correta e completa todos os campos do Formulário de Inscrição e do Questionário socioeconômico e sociocultural

O Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (as) (EJA), nos campi Duque de Caxias, Nilópolis e Rio de Janeiro tem duração de 6 (seis) semestres letivos em que o (a) aluno (a) cursará as disciplinas que constituem o Ensino Médio (Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e as disciplinas que fornecem a formação profissional de nível técnico, organizadas em um currículo único e integrado, concentradas em um único turno, podendo, eventualmente, ocorrer aulas em outros turnos e/ou aos sábados.

O Curso de Formação Inicial em Assistente Administrativo (a) integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (as) (EJA), no campus Niterói, tem a duração de 4 (quatro) semestres letivos em que o (a) aluno (a) cursará as disciplinas que constituem o Ensino Médio (Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e as disciplinas que fornecem a qualificação profissional, organizadas em um currículo único e integrado, concentradas em um único turno, podendo, eventualmente, ocorrer aulas em outros turnos e/ou aos sábados.

Os candidatos concorrerão, inicialmente, às vagas disponibilizadas para ampla concorrência e, se não forem sorteados dentro do número de vagas dessa modalidade, passarão a concorrer às vagas reservadas pelo programa especial para o acesso às instituições de educação de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como dos (das) que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Para se inscrever o candidato deverá preencher de forma correta e completa todos os campos do Formulário de Inscrição e do Questionário socioeconômico e sociocultural.