IFRJ participa de encontro sobre formação de professores em Rede na modalidade a Distância

Participantes da reunião sentados ao redor da mesa

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) participou da 3ª Reunião Técnica Formação de Professores em Rede, realizada nos dias 27 e 28 de março, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Participaram do encontro servidores de vários institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Representando o IFRJ, esteve a diretora de Educação a Distância, Aline Pinto Amorim.

O objetivo da reunião foi tratar da oferta dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Formação Pedagógica para graduados não licenciados, a serem ofertados conjuntamente pelos Institutos Federais de Educação em regime de cooperação.

A reunião foi conduzida por Márcia Helena Rostas (Instituto Federal Sul-rio-grandense), por Simone Costa Andrade dos Santos (IFMA) e por Carlos Câmara (Instituto Federal de Mato Grosso). Na reunião foram levantados pontos a serem apresentados ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

participantes posam para a foto de pé, de frente para a câmera

Além disso, foram formados grupos de trabalho que irão colaborar na condução da oferta dos cursos em Rede, dos quais participarão os professores Aline Pinto Amorim e Rafael Pereira Baptista representando o IFRJ.

O Instituto Federal do Rio de Janeiro aderiu, no final do ano de 2017, ao Programa Universidade Aberta do Brasil - UAB e, por meio da Diretoria de Educação a Distância e da Pró-Reitoria de Graduação, vem conduzindo os encaminhamentos necessários para a oferta do Curso de Formação Pedagógica para graduados não licenciados, que poderá ser ofertado tanto por meio do programa UAB como institucionalmente.

De acordo com a diretora de Educação a Distância, a adesão ao Programa UAB e à oferta do curso em Rede são passos importantes para o avanço da formação de professores no IFRJ.

Imagem mostra participantes em volta de mesas, prestando atenção na pessoa que conduz a reunião