IFRJ pede interrupção de atividades presenciais de estágio de seus estudantes

O IFRJ entrou em contato, através do ofício circular nº 001/2020/GR, com os representantes de empresas e instituições nas quais os estudantes do Instituto estagiam para solicitar a interrupção das atividades presenciais de estágio ou substituição por atividades remotas. O objetivo é garantir adequada estrutura e supervisão durante a pandemia de coronavírus, mas sem implicar em redução ou não pagamento da bolsa de estágio.

A solicitação é baseada nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), que indicam como estratégia de evitar a contaminação do vírus a adoção de medidas para reduzir a circulação de pessoas. “Nossos estudantes necessitam dos transportes públicos para deslocarem-se ao ambiente de estágio. O IFRJ se preocupa com a saúde de seus estudantes em estágio e está atento aos cuidados e estratégias para conter a pandemia do novo coronavírus”, afirmou o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

O ofício encaminhado às empresas e instituições destaca que o afastamento sem prejuízo do pagamento da bolsa segue recomendações do Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Nota Técnica Conjunta nº 05/2020 da Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) e da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).

Crédito da foto: criada por pch.vector - br.freepik.com