IFRJ presta apoio institucional ao Ministério do Turismo durante a agenda G20

O IFRJ prestou apoio institucional ao Ministério do Turismo, disponibilizando serviço de Oficial de Ligação nas primeiras atividades dos chefes de estado da área de turismo, durante a agenda G20, realizada no Rio de Janeiro nos dias 30/06 e 01/07. Na ocasião, aconteceram programações do G20 especialmente voltadas para o tema do Turismo Sustentável.

Ao todo, 34 servidores e estudantes do IFRJ marcaram presença na ação e ficaram responsáveis pelas delegações estrangeiras integrantes do G20, países convidados e organismos internacionais presentes.

No dia 30/06 foram feitas visitas técnicas ao Sambódromo e Cidade do Samba, apresentando a cultura do Rio de Janeiro, com a presença do secretário de Turismo da Prefeitura do Rio, Gustavo Tutuca, e da secretária Especial do Ministério do Turismo, Ana Carla Machado Lopes. No mesmo dia, o evento contou com o "Brazil Experience", uma ambientação no MAR (Museu de Arte do Rio), com música, comida brasileira e particularidades do país.

No dia 01/07, na Bolsa de Valores do Rio, a agenda teve plenária para debater o Turismo Sustentável a nível global. O encerramento da agenda do G20/Turismo aconteceu no Museu do Amanhã, em um restaurante de comida paraense, remetendo à próxima agenda do grupo de trabalho, que acontecerá em Belém/PA.

“Fizemos uma  busca ativa com servidores e estudantes que estivessem ligados às nossas ações de internacionalização de alguma forma, fomos ao grupo que formará nosso Núcleo de Internacionalização, a estudantes que já participaram ou vão participar de mobilidade acadêmica que sabíamos que tinham o inglês no nível pedido para ação, além de servidores docentes e técnicos-administrativos que já haviam se envolvido em ações de internacionalização, como provas de proficiência e outros programas de mobilidade. Foram 12 estudantes, 11 técnico-administrativos e 11 docentes. Nestas ações de  internacionalização em casa percebe-se a promoção e inserção de componentes interculturais, internacionais e globais no currículo e/ou em espaços formativos no próprio contexto de aprendizagem das pessoas”, contou Rodrigo Lemos, coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ.

Luisa Marçal, docente do Campus Nilópolis, afirmou que participar como oficial de ligação nessa ação foi uma experiência única. “Ver de perto toda essa interação entre os países, em um movimento tão importante que é o G20, foi uma honra enorme. Observei a seriedade e a responsabilidade com as pautas que seriam discutidas. O respeito às diferentes culturas e nacionalidades. E a integração disso tudo em prol da oportunidade de melhorias coletivas. Isso tudo em um cenário deslumbrante que é a Cidade Maravilhosa e em uma energia única que só nós brasileiros carregamos”, destacou.

Ainda de acordo com a professora, foram dias de muito trabalho para todos os envolvidos. “O que foi preciso de organização e logística, sendo pensado cada detalhe pra que tudo corresse perfeito, mostra o quanto o brasileiro é eficiente. Mais que isso, talentoso. E fazer parte dessa história sendo uma das representantes do IFRJ foi o maior prazer. Ver discentes e servidores do IFRJ reunidos e trocando experiências fora das salas de aula ou mesas de trabalho, se dedicando às atividades propostas com tanta eficiência e qualidade, se doando ao máximo de forma natural e orgânica, mostra o quanto somos únicos, o quanto estamos prontos e o quanto o IFRJ é internacional!”, ponderou Luisa, que agradeceu a todos os envolvidos, ao ministério do Turismo, e em especial ao IFRJ na figura do coordenador Rodrigo Lemos, pela confiança, pelo profissionalismo, pela paixão pelo que faz e pela oportunidade de agregar o IFRJ ao mundo: “Que venham mais ações como essa porque o time IFRJ está pronto!”.

Aline dos Santos Faria, servidora técnico-administrativa do Campus Realengo, disse que a experiência como oficial de ligação deste encontro do G20 foi maravilhosa, tanto pela grandeza do evento em si, dado o seu significado a nível global e local, quanto pela troca cultural que ele proporcionou. “Parabenizo o IFRJ pela parceria firmada com o Ministério do Turismo e agradeço imensamente ao setor de Relações Internacionais, coordenado pelo talentoso e dedicado Rodrigo Lemos. Nesse evento, estavam presentes discentes, técnicos e docentes, entre eles, ex-intercambistas e futuros intercambistas contemplados em programas da nossa instituição, o que reforça a dedicação do IFRJ nesse processo de internacionalização, que pode se dar inclusive ‘em casa’, aproveitando-se determinadas ocasiões. O fato de trazer esses intercambistas institucionais para atuarem em momentos como esse é também uma demonstração de seriedade, respeito e compromisso com a educação pública e com o país, que, ao investir na formação de qualidade dos seus alunos e dos servidores da educação, não tarda em colher seus bons frutos”, afirmou.

“Me senti muito honrada de participar como Oficial de Ligação no 3° encontro do G20. Foi uma experiência muito enriquecedora, especialmente em respeito às trocas culturais. Tivemos a oportunidade única de recepcionar as delegações estrangeiras e apresentar nossa rica cultura. Ao mesmo tempo, tivemos o privilégio de aprender sobre as culturas dos outros países. Acredito que a hospitalidade brasileira foi essencial para criar um ambiente acolhedor e diplomático em um evento que busca por soluções colaborativas para desafios globais”, finalizou Deborah Assis, estudante do Campus Rio de Janeiro, doutoranda do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular.