IFRJ retoma obra com investimento do PAC para Consolidação das Unidades Existentes

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 1,5 milhão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal ao Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Esses recursos são destinados à revitalização das unidades existentes, com o Campus São Gonçalo sendo o primeiro beneficiado.

Os fundos serão usados para a reforma de diversos espaços, incluindo a entrega de uma nova biblioteca e a criação de novos ambientes para as atividades do campus. Essas melhorias visam proporcionar melhores condições para servidores, estudantes e a comunidade local, com a expectativa de aumentar o número de matrículas em cerca de mil novas vagas.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, ressaltou a importância do papel da Reitoria na obtenção e aplicação desses recursos, sublinhando o valor da educação profissional e tecnológica para a instituição. “Esses investimentos são fundamentais para que possamos oferecer uma educação de qualidade e atender a demanda crescente por vagas no nosso instituto”, afirmou.

Igor Valpassos, pró-reitor de Planejamento e Administração (PROAD), comentou sobre a importância desse investimento: "É muito gratificante ver que todas as ações, os projetos e o desenvolvimento do IFRJ passam pela PROAD. Com a ajuda de toda a equipe e com muita diligência e cuidado, as coisas têm avançado positivamente para a nossa instituição. É muito prazeroso fazer parte desses momentos institucionais."

Este avanço é fruto de uma articulação integrada entre diversos setores do IFRJ, destacando-se o trabalho da equipe de Engenharia do instituto na elaboração e antecipação do projeto, cuja licitação foi concluída em dezembro, permitindo o início imediato das obras após a liberação dos recursos.

Este investimento reflete o compromisso do Governo Federal com a valorização da educação profissional e tecnológica, fortalecendo a infraestrutura educacional no Brasil. O Programa de Aceleração do Crescimento tem sido crucial para o desenvolvimento de equipamentos públicos de educação, proporcionando condições melhores para o ensino e aprendizado. O novo PAC também contribui para a criação de 100 novas unidades dos Institutos Federais anunciadas pelo presidente, além da consolidação de unidades já existentes, com foco na construção de laboratórios, restaurantes e bibliotecas.

O diretor de Articulação Institucional Júlio Page disse que nesse momento em que todas essas melhorias serão realizadas na conclusão da obra do prédio principal do Ciep Willy Brandt,. que pertence ao Campus São Gonçalo, é importante frisar que o IFRJ vem se preparando para a chegada desses investimentos com seu Programa de Aceleração de Investimento (PAI). Page reforça que o mapeamento das demandas de infraestrutura foi realizado com todos os campi do IFRJ e é possível perceber que esta obra é a principal prioridade do campus, segundo o próprio mapeamento do PAI, que pode ser acessado em: https://sites.google.com/ifrj.edu.br/observatorio/institucional.

De acordo com o diretor, “Esse é um trabalho muito importante do Programa PAI em parceria Reitoria x Campi. Conforme dialogamos em todos os campi do IFRJ entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, há expectativa da chegada de investimentos e precisamos estar preparados. E é isso que nós estamos fazendo. Saliento a todas as servidoras, servidores e estudantes do IFRJ a acessarem o mapeamento das demandas de infraestrutura do PAI e acompanhar junto ao seu campus".

homem trabalhando em uma parede, usando máquina para aplainar

homem em cima de um banco, trabalhando em uma janela