IFRJ retoma produção e doações na campanha contra a Covid-19

O IFRJ retomou a produção e distribuição de álcool 70º e escudos de proteção facial (face shields) em alguns de seus campi. As produções são doadas a diversas instituições públicas e do terceiro setor. A iniciativa faz parte das ações do Instituto para promover o combate à pandemia da Covid-19.

No Campus Rio de Janeiro as doações foram retomadas em maio e a produção de 650 L de álcool 70º já beneficiou instituições como: INCA; Museu Casa da Hara (IBRAM); Projeto Social Amigos do Coração; Projeto Covid Sem Fome; Projeto Social Luz e Paz,; Fundação Conselheiros da Paz; Campanha Rocinha Contra o Coronavírus; Recreação Infantil Estrelinha (Complexo do Alemão); G.R.E.S.E. Império da Tijuca (Morro da Formiga); e o Centro de Arte e Cultura (comunidade do Pica-pau).

Doação do Campus Duque de Caxias para a Prefeitura de Seropédica

Já o Campus Duque de Caxias retomou a produção de escudos de proteção facial em abril de 2021. “Até a presente data, 1496 escudos de proteção facial já foram produzidos e 1369 já foram doados”, contou a professora Tereza Cristina Jesus Rocha, responsável pelo projeto juntamente com sua colega docente Marina Hitomi Ishizaki.

As instituições beneficiadas com as doações de escudos faciais produzidos pelo campus foram: Programa de Saúde da Família Sarapuí; Igreja Batista Renascer; Clínica da Família Vila Operário; Centro Municipal de Saúde (CMS) Harvey Ribeiro de Souza Filho; Unidade de Saúde da Família Taquara; UEZO – Fundação Centro Universitário da Zona Oeste do Rio de Janeiro; Hospital Municipal Souza Aguiar; Unidade Básica de Saúde Mangueirinha; Unidade Básica de Saúde Vila Leopoldina; Unidade Básica de Saúde Jardim Leal; Unidade Básica de Saúde Jardim Gramacho; Unidade Básica de Saúde Beira Mar; Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos; NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Duque de Caxias; Unidade Básica de Saúde Gramacho; Unidade Básica de Saúde Centenário; Unidade Básica de Saúde Trevo das Missões; Secretaria Municipal de Saúde Duque de Caxias; Unidade Básica de Saúde Parque Felicidade; Unidade de Saúde da Família Vila São Luís; Prefeitura Municipal de Seropédica e Hospital Unisuam.

Doação do Campus Realengo para a Comlurb de Bangu

O Campus Realengo também retomou a produção de face shields nessa nova fase do projeto “IFRJ contra a Covid-19” e já confeccionou 110 unidades dos escudos, tendo sido distribuídas entre: UPA da Taquara; CMS Padre Miguel; COMLURB de Bangu; Auto Center Fardin, em Padre Miguel; Cria da Zona Oeste Store; Gerência de Cultura Urbana e Popular da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; 32ª Delegacia de Polícia Civil na Taquara; Centro de Saúde Aníbal Viriato de Azevedo, em São João de Meriti.