Logo IFRJ

IFRJ no SBGames

O IFRJ Campus Paulo de Frontin, em parceria com a PUC-Rio, realizou, de 28 a 31 de outubro de 2019, o SBGames, evento da SBC - Sociedade Brasileira de Computação, cujo Chair Geral é o coordenador de pesquisa, pós-graduação e incubadora do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin, professor Jose Ricardo da Silva.

Os alunos do campus, coordenados pelo Chair dos Voluntários, o coordenador do curso técnico concomitante e subsequente em informática para Internet,  Wagner Izzo, atuaram de forma voluntária no credenciamento dos participantes do evento internacional.

Rodney Albuquerque, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pòs-Graduação do IFRJ disse que “É Importante registrar que a logo da SBGames deste ano foi desenvolvida por Ruan Duarte Ramalho um de nossos ex-alunos, hoje já graduado”. A SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. Realizado pela Comissão Especial de Jogos da SBC - Sociedade Brasileira de Computação.

Rodney falou no Fórum da Indústria, na programação da SBGames, a convite da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos a Abragames, no painel intitulado "Desenvolvimento do Ecossistema de Games no Rio de Janeiro" para uma atenta plateia interessada no real estado da indústria nacional. Após passar por mais de 30 cidades, de 7 países e 4 continentes, o Pró-reitor falou também no painel intitulado "Política pública para a economia criativa" na final global do Game Jam+ para um auditório lotado de gente bacana de diversas partes do mundo! 

Acompanhado do diretor-geral do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin, Prof. Ricardo Esteves Kneipp e do Prof. André Luiz Brazil conhecru o trabalho científico intitulado "O Reino de Alpha e Beto: O jogo como ferramenta de apoio na alfabetização lúdica" dos alunos do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin, Heuman Antunes e Carlos Cypriano, que estava acompanhado de seu pai, no evento.

O pró-reitor lembra que: "em 2 de novembro de 2012, SBGames, no Centro de Convenções Brasil 21em Brasília, juntos os então desconhecidos, Coordenador de Curso, Prof. Ricardo Esteves Kneipp e o Diretor-Geral do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin, Prof. Rodney Albuquerque. Voltamos 7 anos depois, em 29 de outubro de 2019, na mesma SBGames, só que agora no Riocentro, Rio de Janeiro, como os atuais, Diretor-Geral do campus Eng. Paulo de Frontin, Prof. Ricardo Kneipp e Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRJ, Prof. Rodney Albuquerque. Na bagagem de 2012, a grade de um PPC, do que viria a se tornar, meses depois, a primeira graduação pública federal de games do país, o curso supeior de tecnologia em jogos digitais, objetivando discutir, validar ou refutar conceitos com as maiores autoridades acadêmicas de dentro e fora do país a época. já na bagagem de 2019, Reconhecidos pelo setor, e com muita história para contar: sucessos, lágrimas e sobretudo diversos estudantes já formados e atuando no mercado nacional e internacional de games. Parabéns ao IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin, por executar ao lado da PUC-Rio, UFF - Universidade Federal Fluminense e demais parceiros a SBGames" conclui o Pró-Reitor.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS