IFRJ se destaca entre instituições públicas e privadas em São Gonçalo

O IFRJ se destacou no ENEM 2018 em Linguagem e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. De acordo com dados obtidos junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, as notas obtidas pelos estudantes do Campus São Gonçalo foram superiores em relação às médias das demais instituições públicas e privadas do município.

Anderson Rocha da Silva, diretor de Desenvolvimento de Ensino do Campus São Gonçalo, diz que esses resultados não são resultado de apenas um fator. “Creio que neste caso temos múltiplos fatores influenciando. Por exemplo, não tivemos nenhum treinamento especial para o ENEM, e o sucesso dessas avaliações tem envolvimento de todos os servidores do campus, em diferentes áreas”, disse.

O diretor chama a atenção para o fato de a comunidade escolar focar esforços para evidenciar o potencial dos alunos. “Buscamos, desde as turmas iniciais, despertar o sentimento de pertencimento ao campus e convencê-los de que cooperar é muito mais importante do que competir, e que aprender depende de envolvimento e diálogo”.

A estratégia adotada envolve a realização de oficinas de língua portuguesa e matemática para ingressantes. Também são realizadas atividades e avaliações interdisciplinares, concursos internos em diferentes áreas e é incentivada a participação dos estudantes em diversas olimpíadas de conhecimento. “Além disso, muitos de nossos alunos participam de projetos de pesquisa com os professores do campus (muitos projetos já foram premiados em eventos científicos) o que contribui para que eles alcancem compreensões mais amplas sobre diferentes assuntos”, revela Anderson.

O cuidado com o dia a dia dos estudantes é contínuo por parte dos docentes, seja nas reuniões, colegiados e conselhos de classe. Anderson diz que é importante manter todos atualizados das dificuldades enfrentadas pelos discentes, dentro e fora da Instituição. “Dessa forma, debatemos o desempenho dos alunos com vistas a uma avaliação mais holística, que priorize mais os aspectos qualitativos, em relação aos quantitativos”.

Sobre as expectativas para 2019, o diretor diz que a preocupação maior não se refere ao ENEM, e sim na ampliação da oferta de vagas, levando em conta o cenário de dificuldades que surge em virtude dos cortes anunciados pelo MEC. “Oportunizar para mais jovens a possibilidade de estudar no IFRJ em um município carente e com um dos piores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado como São Gonçalo é um ato de resistência”, conclui.