IFRJ sedia Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Pinheiral sediou, no dia 1º de novembro, a VI Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. A assembleia realizada pela Prefeitura de Pinheiral – através da Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – teve como tema: “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”.

O diretor-geral do campus Pinheiral, Marcos Fabio de Lima, ao lado da vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Sediene Maia dos Santos, fez a abertura da conferência e destacou a importância do evento. “É muito bom ver o auditório cheio de adolescentes e jovens. Pautas como essas são de extrema importância para a sociedade e devem ser debatidas”, disse ele. Marcos contou ainda sobre o projeto “IFRJ de portas abertas”, que busca aproximar a comunidade externa do campus, e frisou que o principal objetivo do campus é fazer com que mais alunos da cidade ingressem na instituição.

“Falar do direito da criança e do adolescente nesta instituição [IFRJ] é uma glória. Historicamente, há um registro magnífico de lutas feitas pelos alunos que estudavam aqui. Hoje, ver jovens reunidos para discutir direitos da criança e do adolescente me fez lembrar os antigos alunos do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, que lutaram pelos seus direitos, como liberdade de expressão e acesso à educação”, destacou Sediene Maia dos Santos.

A Conferência Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente é um espaço democrático de discussão que reúne poder público e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas. O debate contou com cinco eixos temáticos para elaboração de propostas, como a garantia dos diretos e políticas públicas integradas e de inclusão social; Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos as Crianças e Adolescentes.

Adolescentes, jovens, pais e representantes de órgãos e instituições participaram do evento. A estudante do Centro Municipal Roberto Silveira, Ana Clara Carvalho, 12, relata que é muito importante ter esse espaço para ouvir e debater sobre questões relacionadas aos jovens e adolescentes da cidade: “Através de nossas vozes que é construído o nosso futuro” enfatiza a adolescente.

Segundo a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Silvana Ferreira de Andrade Silva, as propostas que surgirem da conferência serão levadas aos poderes Executivo e Legislativo da cidade.