IFRJ tem dois laboratórios IFMakers aprovados em Edital da SETEC

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado final (após recursos) da segunda fase do Edital SETEC nº 35/2020 - Laboratórios IFMaker.

O edital estabelece uma concorrência em nível nacional para seleção de projetos voltados à criação e expansão de Laboratórios Maker junto à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Após a aprovação das três propostas submetidas pelo IFRJ na Fase 1, as duas propostas submetidas na Fase 2 foram classificadas na seleção nacional que aprovou 82 projetos: o NITMaker do Campus Niterói, em 2º lugar, e o IFMaker Oficina Criativa do Sul Fluminense do Campus Volta Redonda, em 41º lugar.

As propostas foram avaliadas em quesitos como empreendedorismo, inovação, desenvolvimento de pessoas, maker faire, ensino, pesquisa, extensão, parcerias, dentre outros critérios de avaliação.

O professor Luiz Felipe Oliveira, que coordena o NITMaker do Campus Niterói, disse que foi muito desafiadora a submissão da proposta em um cronograma tão curto, que envolveu a criação de um documento com 216 páginas, além de um vídeo de divulgação disponibilizado no Youtube. A proposta contou também com a colaboração dos pesquisadores Alexandre Domingues, Heloise Thompson, Bruno Gomes e Michelle Abraão. “O resultado obtido permitirá a expansão dos laboratórios Makers, que são espaços de inclusão e inovação que contribuem para o fortalecimento da autoestima de nossos jovens e também para a criação de pontes que empoderam estudantes a sonharem e a realizarem seus sonhos", disse Luiz Felipe.

a imagem contem uma tela ao fundo, com graficos. Uma mesa à direita com dois computadores, tendo um senhor em primeiro plano e um professor. Atras deles, de pé, estão uma aluna e um aluno, ouvindo as explicações sobre que os professores veem nas telas dos computadores. Atrás das pessoas de pé ha dois alunos sentados trabalhando em outros computadores

De acordo com Andrey Dione Ferreira, coordenador da Rede IFMaker no IFRJ e do IFMaker Oficina Criativa do Sul Fluminense: "a criação do laboratório foi um fator fundamental para impulsionar o desenvolvimento do campus e ações em parcerias com instituições da região, gerando um grande impacto nas produções e desenvolvimento de novos projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como mudanças de metodologias de trabalho em diversas disciplinas e prototipação de produtos utilizados nos projetos em desenvolvimento. Desde o início de suas atividades no ano de 2022, o  IFMaker Oficina Criativa do Sul Fluminense tem atuado no desenvolvimento de materiais didáticos, apoio nos protótipos tecnológicos desenvolvidos no âmbito dos trabalhos de conclusão de cursos nos diversos níveis, parcerias extensionistas com escolas e empresas da região, entre outras ações".

O resultado obtido pelos pesquisadores do IFRJ permitirá a expansão desses laboratórios com a captação de recursos encaminhados pelo MEC para o Campus Niterói (R$ 228.942,55) e para o Campus Volta Redonda (R$ 183.780,6), exclusivamente para aquisição de equipamentos como notebooks, impressoras 3D, ferramentas, fresadora CNC, kits de robótica, dentre outros novos equipamentos para uma oficina de bricolagem visando acelerar o desenvolvimento tecnológico", afirma Marcus Vinicius Pereira, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.