IFRJ terá dois representantes no Japão

O Conif selecionou 9 estudantes e 2 dois servidores da Rede Federal para participação no Sakura Science High School Program (Brazil). O objetivo do programa é promover o intercâmbio de curta duração (sete dias) para estudantes brasileiros, no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades do país, participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes. Os estudantes são acompanhados por servidores da Rede Federal e a viagem custeada pela Agência de Ciência e Tecnologia do Japão e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Entre os 9 estudantes da Rede Federal selecionados está o estudante Vinícius Dutra Ramos, do IFRJ Campus Volta Redonda. "O IFRJ é uma experiencia única, cheio de oportunidades que mudaram o que eu pensava de educação, algo muito além de notas. No Programa Sakura, assim como no IFRJ, vou ter uma nova visão de mundo e acredito que vai ser uma nova porta aberta para meu crescimento e desenvolvimento pessoal e acadêmico", diz Vinícius.

Vinicius posa em pé com as mãos no bolso

Entre os dois servidores que vão acompanhar os estudantes, está Julio Page de Castro, docente do IFRJ Campus Duque de Caxias.

O docente de Análise Instrumental  destaca "O Sakura é um ação de internacionalização que certamente irá mudar a vida dos estudantes da Rede Federal participantes. Ter essa experiência no Japão irá permitir que eles experimentem uma nova forma de pensar, de ver o mundo, mas convergindo para algo que eles vivenciam dentro do IF que é a formação focada no desenvolvimento social, científico e tecnológico. Além de aprender muita coisa com os japoneses, nós também (estudantes e servidores brasileiros) teremos a oportunidade de compartilhar nossas ações de excelência no ensino, na extensão, na pesquisa e na inovação, no âmbito da Rede Federal"

julio page sentado olha para o vazio

Rodrigo Lemos, que comanda a Coordenação Geral de Relações Internacionais, foi enfático ao afirmar que é muito importante ter dois representantes do IFRJ, um estudante e um servidor, neste programa. Segundo sua avaliação, é uma abertura importante para as perspectivas , principalmente dos estudantes, de que é possível sim ultrapassar os muros dos campi e ir para aonde eles quiserem. "Precisam estar preparado quando as oportunidades aparecerem, e o Vinícius estava, tinha um nível de proficiência em inglês altíssimo, adquirido de forma autodidata , que é muito louvável, mas que nos deixa uma reflexão de que como instituição devemos ampliar as ofertas de políticas linguísticas para colocar outros estudantes em posição de destaque.  Quero citar ainda o fator que é a interiorização da internacionalização, este processo transforma não só a vida do estudante que participa de um projeto desses e mora no interior, como também impacta diretamente as pessoas a seu redor, muda a perspectiva de diversas pessoas na rua, no bairro, na cidade, faz uma revolução no pensar e reverbera que a educação é o melhor caminho sempre", concluiu.

A delegação brasileira, composta por 9 estudantes e 2 servidores, embarca para o Japão no dia 14 de abril.