II Relato de Experiências do Campus Nilópolis

Com o intuito de saber por onde andam os egressos e aproximá-los dos alunos, a Pró-Reitoria de Extensão criou o programa “Relato de Experiências”. O II relato do Campus Nilópolis foi realizado no dia 24 de outubro, durante a “Semana da Tecnologia e Encontro Escola Comunidade”.

Estiveram presentes: o reitor do IFRJ, Rafael Almada; a pró-reitora de Extensão, Cristiane Henriques; o diretor-geral do campus, Thiago Matos Pinto; o professor do campus e mediador, Marco Aurélio Passos Louzada; e os ex-alunos, Matheus Duarte, Raphael Cardoso, Luisa Marçal, Jacqueline Serzedello e Dijan Alves.

Rafael Almada destacou que o IFRJ forma para além da carreira profissional, forma para a vida. “O evento trouxe a oportunidade de falar sobre a trajetória dos alunos que estudaram em diferentes momentos e pudemos compartilhar essa experiência. Pudemos fortalecer a ideia de que estamos no caminho certo”, disse o reitor e ex-aluno do Instituto.

Danielle Sales, coordenadora-geral de Integração Escola-Empresa do campus disse que um dos objetivos do programa é o retorno que os egressos dão para que seja possível melhorar os cursos do IFRJ. “É para que possamos conhecer a trajetória após a conclusão do curso, os sucessos e dificuldades, para acompanhar os profissionais que formamos e sua atuação na sociedade e no mercado de trabalho”, explicou.

Julio Page é egresso dos campi Nilópolis e Maracanã e, atualmente, é professor do Campus Duque de Caxias e diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica da Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ. Ele enfatizou a gratidão que tem pela instituição. “Mudou completamente a minha perspectiva de vida e a minha trajetória”, afirmou.

Page contou, ainda, que o contato com os egressos não é apenas para que falem de suas experiências, mas também para que continuem seus estudos no IFRJ. “Aproveito para convidar os egressos a preencherem o questionário institucional feito para eles. Acesse o portal do ex-aluno e ajude o IFRJ a se reaproximar de você”, disse.

Depoimentos – A ex-aluna Jacqueline Serzedello cursou Técnico em Química no IFRJ e atualmente é empresária. Ela contou ter voltado ao passado, aos aprendizados e momentos vividos no campus durante sua participação no evento. “Meu humilde conselho aos alunos é que desenvolvam suas competências, aproveitem cada fase de sua vida na escola e fora dela”, afirmou.

O também egresso Matheus Duarte, que cursou Técnico em Controle Ambiental, destacou que deve ao IFRJ a sua vida profissional e pessoal. “É muito gratificante para mim ser ex-aluno dessa instituição. Eu sempre pensei em poder voltar aqui e passar as minhas experiências enquanto aluno, então foi muito legal realizar isso”, falou.

Ana Cleia Diniz é egressa da primeira turma do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática. Ela contou que estudar no IFRJ foi um divisor de águas em sua vida. “Eu recebi o convite apenas para vir assistir, mas foi uma grata surpresa ser convidada a falar. Eu só tenho mesmo a agradecer. De uns 15 anos para cá, eu posso dizer com certeza que tudo que fiz aqui, os amigos, o amadurecimento e as mudanças de hábitos foi o que mais contribuiu para mudar a minha vida”, enfatizou.

Raphael Cardoso é ex-aluno dos cursos de Bacharelado em Química e Técnico em Controle Ambiental. Ele afirmou ter tido toda a estrutura necessária para seu crescimento enquanto ser humano e cidadão. “Tive um ensinamento não só tecnológico, mas social. A palavra que eu tenho para o IFRJ é gratidão, me formei como pessoa e profissional”, destacou.

O docente Marco Aurélio contou que participar do relato foi uma grande satisfação. “Trazer os egressos significa compartilhar histórias e experiências, isso possui um imenso valor. É poder mostrar caminhos possíveis e que são muitas as opções”, disse Louzada. De acordo com ele, mediar o evento foi um momento ímpar, pois são pessoas de épocas distintas e que, em comum, possuem o reconhecimento de como o espaço institucional moldou suas vidas.

Colaboração: Camilla Fonseca