II Semana de Ciência e Tecnologia de São João de Meriti

O Campus São João de Meriti realizou a II Semana de Ciência e Tecnologia de São João de Meriti, de 23 a 25 de outubro. Ao longo dos três dias de evento, foram realizadas quatro palestras, duas mesas redondas, duas rodas de conversa, seis oficinas, café literário, feira de ciências, sala temática, dentre outras atividades.

O evento foi coordenado pelo professor Roni Costa, docente da área de Informática, com apoio da Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação e da Direção de Ensino do campus São João de Meriti.

Participaram das atividades como convidados professores do campus São João de Meriti, de outros campi do IFRJ, como Arraial do Cabo e Rio de Janeiro, além de docentes e pesquisadores de outras instituições como o CEFET Rio e o IFSP.

Prestigiaram também o evento o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rodney Albuquerque, a diretora da Agência de Inovação, Patrícia Ferreira e a coordenadora geral de Programas e Projetos, Marcela Brandão.

Marrcela sentada e Patricia de pé, apontando para um quadro na parede

Patrícia e Marcela participaram da mesa redonda "A pesquisa, a pós-graduação e a inovação no IFRJ campus São João de Meriti", ao lado do coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do campus, Marcel Amorim.

O público era formado por alunos do campus São João de Meriti e de outros campi do IFRJ, alunos e professores de escolas públicas da cidade, além de moradores da localidade. Segundo o coordenador do evento, Roni Costa, "A SNCT foi um encontro não somente de saberes, distribuídos em diversas atividades, mas principalmente entre os alunos dos cursos de Administração e Informática, contando também com a participação de escolas municipais e estaduais que estiveram presentes e contribuíram com projetos na Feira de Ciências. Na verdade, a SNCT é um evento que agrega todo o campus em prol da ciência e tecnologia nacional."

Em relação ao sucesso de evento, Roni disse que "o campus finalizou a Semana em uma grande festa, demonstrando, mais uma vez, como nos lembrou o pró-reitor Rodney, que o campus São João de Meriti vence inúmeras dificuldades pela ousadia de sua equipe: "somos abusados" para criar, construir e evoluir. Que venha 2020!".

Colaboração: Marcel Amorim