III Conferência Municipal de Educação de São João de Meriti

O Campus São João de Meriti participou da III Conferência Municipal de Educação de São João de Meriti realizada dia 26 (on line) e 27 (presencial), no Ciep 180 Presidente João Goulart, no Parque Juriti.

O encontro, contou com aproximadamente 210 participantes, onde praticamente todos  receberam cartazes A3 e material de divulgação dos cursos técnicos, FIC e de pós-graduação do IFRJ Campus São João de Meriti.

Os participantes, professores, funcionários da educação, estudantes, pais e responsáveis, conselhos da educação, sindicatos dos profissionais da educação, conselheiros tutelares, sociedade civil organizada e governo municipal, reuniram-se para debater um conjunto de propostas para subsidiar a apresentação e a implementação do novo Plano Nacional de Educação.Conferência Nacional Educação (Conae), edição 2024, foi convocada em caráter extraordinário pela Presidência da República por meio do Decreto Presidencial nº 11.697/2023/2023, cujo o tema é ‘Política para a garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça Social e desenvolvimento socioambiental sustentável’ é o tema deste ano.

Rodney Albuquerque, diretor-geral da unidade, diz que esta foi a etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação de 2024 - CONAE, promovida pelo Ministério da Educação, que será precedida por conferências estaduais, distrital, municipais e intermunicipais, com caráter deliberativo orientado pelo “Documento Referência Nacional”. Esse material reúne um conjunto de propostas para subsidiar a apresentação e a implementação do novo Plano Nacional de Educação.

a imagem mostra uma sala de aula, vista do fundo, com uma professora falando com o público sentado

Na parte da manhã, observadores e delegados foram divididos para debater sete eixos. Foram eles:

Eixo I - O Programa Nacional de Educação como Articulador do Sistema Nacional de Educação;

Eixo II - A garantia de todas as pessoas à Educação de qualidade;

Eixo III - Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade;

Eixo IV - Gestão Democrática e Educação de qualidade;

Eixo V - Valorização de profissionais da Educação;

Eixo VI - Financiamento público da Educação pública;

Eixo VII - Educação comprometida com a justiça social.

Importante destacar, que o Diretor-Geral também foi recebido e disponibilizou material impresso de divulgação impresso também foi enviado às seguintes escolas:

CIEP 175 - JOSÉ LINS DO REGO;

CIEP 016 - PROFESSORA LUCILENE DE SOUZA PECLAT;

COLÉGIO ESTADUAL AGOSTINHO PORTO;

CIEP 169 - MARIA AUGUSTA CORREIA;

COLÉGIO ESTADUAL RUBENS FARRULLA;

COLÉGIO ESTADUAL VERA CRUZ;

COLÉGIO ESTADUAL PEDRO ÁLVARES CABRAL;

Colégio Santa Maria;

Colégio Estadual Professor Murilo Braga;

Instituto Educação Professor Moysés Henrique Santos;

Ciep 180 Presidente João Goulart;

Colégio Estadual Jardim Meriti;

SEEDUC | Regional Metropolitana VII;

Secretaria de Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de São João de Meriti.