Logo IFRJ

Inauguração do Jardim Sensorial

O Jardim Sensorial do Laboratório Espaço Ecológico Educativo (EEcoE) foi inaugurado no dia 17 de novembro durante a VII Semana da Consciência Negra. A iniciativa envolve dois projetos: “Jardim Sensorial como prática pedagógica para educação ambiental e inclusão social” e “Ewé ó! Ewé ásà! O sistema iorubá de classificação de plantas no Jardim Sensorial do IFRJ Campus Pinheiral”.

Através do estímulo aos cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição), o espaço tem o objetivo de aproximar as pessoas ao meio ambiente e fortalecer o sentimento de pertencimento à natureza dos visitantes.

Em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - Campus Pinheiral (NEABI-CPIN), a identificação das plantas do Jardim Sensorial utilizou o sistema iorubá de classificação de folhas e apresenta ervas sagradas utilizadas nas religiões de matriz africana.

"Considerando o passado escravocrata do local onde hoje se encontra o Campus Pinheiral, buscamos olhar, exaltar e ampliar o conhecimento das plantas e ervas carregadas de simbolismos dos ancestrais pretos e indígenas da região, o que significa confrontar este passado escravocrata, valorizando os conhecimentos daqueles que outrora foram silenciados", explica a professora Vanessa Jacob Victorino.

Outro destaque é o painel do artista Rômulo Thomaz. A obra representa os caboclos, os povos originários da região e as plantas simbolizam "Ossaim", um orixá ligado às ervas medicinais e litúrgicas.

O Jardim Sensorial foi construído de forma a atender a todas as pessoas, com placas de identificação das plantas com o sistema Braille e sendo um espaço acessível a pessoas que usam cadeira de rodas.

Equipe

Professoras:
1. Vanessa Jacob Victorino (orientadora)

2. Patrícia Manuela de Souza (coordenadora do NEABI)

Estudantes bolsistas:
1. Jéssyca Corrêa de Paula (Jovens Talentos/ FAPERJ – estudante do Curso Técnico em Agropecuária)
2. Mayra de Oliveira Souza (PIBITI/ IFRJ – estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas)
3. Fábio da Silva Gouvêa Júnior (PIBITI/ IFRJ – estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas)

Estudantes voluntários do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas:
1. Aza Kelles Rodrigues Antunes
2. Dominicki de Oliveira Correa
3. Fabíola de Oliveira Felix
4. Frederick Gregorio Corrêa
5. Gabriel Peres Veiga da Silva
6. Giselle Saback Antunes
7. Isadora Fidelis Marendaz
8. Ítalo Martins de Oliveira
9. Letícia Miguel Machado de Souza
10. Millene Cristina de Oliveira da Silva
11. Natalia da Silva Filgueiras

Colaboração: Greici Oliveira

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS