“Internacionaliza, IFRJ! - Mobilidade Virtual 2020/2021”

Com intuito de engajar servidores e estudantes do IFRJ nas ações de internacionalização, a Coordenação-Geral de Relações Internacionais lançou o projeto de internacionalização em casa: “Internacionaliza, IFRJ! - Mobilidade Virtual 2020/2021”. O projeto visa conectar os campi do IFRJ a uma ou mais instituições estrangeiras por meio de atividades como seminários, palestras, mesas redondas, minicursos e/ou aulas abertas, extracurriculares, objetivando promover, além do acesso a conhecimentos específicos, a troca de experiência internacional e a prática translíngue.

As atividades serão oferecidas conjuntamente por servidores do IFRJ e representantes das instituições parceiras e podem ser transmitidas para as comunidades externa e interna, por meio dos canais oficiais do IFRJ, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020 e de fevereiro, março, abril, maio e junho de 2021.

Objetivos do projeto:

• Trabalhar mais uma vertente da internacionalização: a internacionalização em casa, proporcionando à comunidade acadêmica do IFRJ a oportunidade de participar de grupos de trabalho com docentes e discentes de instituições parceiras de outros países.

• Proporcionar aos servidores do IFRJ a oportunidade de identificar novos parceiros para ações conjuntas em atividade de Ensino, Extensão, Pesquisa/Inovação;

• Fomentar a capacitação dos servidores para atuarem como mediadores em atividades internacionais de colaboração virtual;

• Contribuir para a formação de recursos humanos no fortalecimento da internacionalização do IFRJ;

• Oferecer práticas de multiculturalismo e multiletramento a toda comunidade acadêmica do IFRJ, fomentando as competências globais dos envolvidos;

• Contribuir para o desenvolvimento cultural e digital da comunidade acadêmica, bem como ampliar o espaço de comunicação em outros idiomas além do português.

Veja neste link as universidades parceiras. Para formalizar sua proposta de atividade, o interessado deve preencher este formulário.

Uma conversa com o coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, Rodrigo Lemos, acontecerá no dia 24/09, das 10h30 às 11h30, para sanar as eventuais dúvidas. O bate-papo acontecerá na plataforma Google Meet, através deste link. Também é possível enviar as dúvidas através do e-mail: internacional@ifrj.edu.br.