Logo IFRJ

Iº Feira de Profissões com egressos

A Coordenação de Integração Escola Empresa (CoIEE) e o Programa de Educação Tutorial (PET) da Licenciatura em Química do Campus Duque de Caxias realizaram no dia 10 de fevereiro a I Feira de Profissões, com a presença de ex-alunos, que compartilharam um pouco de suas trajetórias no IFRJ e no mercado de trabalho, onde atuam como técnicos.

O evento teve como público-alvo os alunos dos cursos técnicos da instituição e aconteceu nos três turnos. A coordenadora da CoIEE, Rosane Cordeiro, explicou as funções do setor na instituição e falou sobre assuntos relacionados aos estágios obrigatórios, não obrigatórios e à construção de um bom currículo.

A servidora falou sobre as motivações para a realização do evento. “O objetivo é mostrar as possibilidades de atuação no mercado de trabalho para os alunos e a importância do estágio para a formação do técnico”, pontuou.

Após as explicações iniciais, os discentes participaram de rodas de conversas com os ex-alunos, aproveitando para esclarecer dúvidas e explicar características dos seus trabalhos. A aluna Karine Peixoto, do curso técnico de Químico integrado ao Ensino Médio, elogiou a proposta do evento, “Achei ótimo, eles falaram bastante sobre o IF, o que os métodos dos professores, o suporte que o IFRJ nos oferece. É muito bom você saber que está no lugar certo com as pessoas certas”, comentou a estudante do sexto período.

O egresso Marcus Vinícius, que é técnico em Polímeros e licenciado em Ensino de Química, pelo IFRJ Campus Duque de Caxias, e atualmente é pesquisador do Instituto de Macromoléculas (IMA), onde realizou seu mestrado, falou sobre a importância da instituição em sua vida acadêmica e pessoal “Ter estudado no IFRJ foi de suma importância, eu não tinha muito conhecimento de Química, estar em um ambiente acadêmico em que você tem inúmeros profissionais com qualificação ampliou meus horizontes”, explicou.

Estudante do curso técnico de Manutenção e Suporte à Informática, José Mateus, percebeu no evento uma oportunidade para se inspirar nos egressos. “Eu achei sensacional, acho fundamental saber e se imaginar como estaremos no futuro, tendo como exemplo outros ex-alunos que estiveram no mesmo lugar”, disse.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS