IV Congresso de Extensão da Universidade Nacional da Costa Rica (UNA)

O professor Anderson Oriente participou do IV Congresso de Extensão da Universidade Nacional da Costa Rica (UNA), como convidado internacional, sendo recebido pela Sra. Xinia Castillo Bolivar - Programa UNA-Vinculación Vicerrectoría de Extensión. O evetno foi realizado de 29 de novembro a 1 de dezembro.

O convite nasceu de uma relação institucional constituída pelo professor, que teve inicio nos primeiros meses do ano de 2022, e que, pelo seu desenvolvimento, contou com apoio da Pró-reitoria de Extensão para a realização do Seminário Internacional de Bancos Comunitários, com as participações de representantes do Brasil, Costa Rica, Argentina e Colômbia, no dia 30/08/2022 (anexo IFRJ_UNA_Seminário). E um acordo de cooperação internacional (a ser celebrado em breve).

O docente ministrou uma oficina sobre Economia Solidária e Bancos Comunitários, no dia 29/11/2022. Enfoques teóricos y metodológicos de extensión para la contribución a los territorios y comunidades
Nombre: Los Bancos Comunitarios o Empresas de Crédito Comunal. Una alternativa para el financiamiento solidario de emprendimientoscomunitarios.

Participou, ainda, do Painel Internacional sobre Extensão sendo moderado pelo Pró-reitor de Extensão da UNA Álvaro Martín Parada Gómez,“Enfoques desde la extensión universitaria para el abordaje del desarrollo sostenible, la pobreza y la innovación social con perspectiva territorial y regional” ,Modera: Álvaro Martín Parada Gómez (Vicerrector de Extensão)
Invitados: Ivania Padilla Contreras (Honduras), Anderson Carlos Nogueira Oriente (Brasil), Silvia María Valenzuela Tovar (Colombia), Monique Leivas Vargas (España), Carmen Monge Hernández (Costa Rica).