Logo IFRJ

IV Oficina de Atualização para Heteroidentificação Racial do IFRJ

palestrantes e plateia juntos posando para foto. todos de pé.

A Diretoria Adjunta de Acesso, Concursos e Processos Seletivos –DACPS realizou, em duas etapas, a "IV Oficina de Atualização para Heteroidentificação Racial do IFRJ", nos dias 23 de outubro e 6 de novembro, no auditorio do prédio da Reitoria.

Jane Valpassos, diretora de Concursos e Processos Seletivos disse que foram dois momentos em que houve a oportunidade de compartilhar as experiências vivenciadas pelas comissões locais. “o que trouxe uma gama de contribuições que servirão para o aprimoramento dos trabalhos de averiguação que já vêm sendo aplicadas no IFRJ”.

O professor Carlos Alberto Medeiros - Doutorando em História Comparada da UFRJ, tradutor e militante do Movimento Negro na Conferência Magna apresentou: "População Parda e o Colorismo:como classificar quem tem direito às cotas raciais?".  A professora Rosália de Oliveira Lemos apresentou a palestra: "Quem é apto ou não apto?", um treinamento que, de acordo com Jane Valpassos, levou a inúmeras reflexões, que enriqueceram a aplicabilidade desse processo.

A diretora de Concursos conduziu a Mesa Redonda: Relatos de Experiência das Comissões Locais de Heteroidentificação Racial. Participaram da Mesa, Cristina dos Santos Costa (campus Rio de Janeiro), Israel Souza (campus Paracambi) e Ana Paula Sodré da Silva Estevão(campus Duque de Caxias).

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS