Logo IFRJ

Judô no mundo virtual

Criatividade e muito trabalho resultaram no desenvolvimento de um app para dispositivos móveis que auxilia a aprendizagem dos conteúdos da arte marcial do judô. Os responsáveis pelo Judô Game são o discente bolsista Daniel Amaral, do curso de licenciatura em Computação do IFRJ Pinheiral, orientado pelo docente do mesmo curso Roberto Silveira e pelos  professores de Educação Física Gabriela Souza, do IFRJ Pinheiral e Israel Souza, do IFRJ Paracambi, através do programa PIBIC 2019-2020, e recentemente aprovado no edital integrado PIBIC 2020-2021.

Os idealizadores do projeto tiveram como objetivo usar um esporte marcial para os dispositivos móveis de forma que possa ser “praticado” em qualquer lugar, a qualquer hora e de forma lúdica, utilizando o conceito da gamificação.

Neste app, o usuário que já pratica judô pode testar seus conhecimentos teóricos e práticos através de um jogo de perguntas e respostas, dividido em seis categorias temáticas: vocabulário, história, técnicas, fundamento, arbitragem e desafios.

Com o auxílio de moedas virtuais, o usuário pode pedir dicas e avançar no jogo, passando por aproximadamente 2mil questões. Assim como no processo de ensino e aprendizagem, a repetição de perguntas se faz presente ao longo do jogo.

 O jogo simula a passagem de faixas coloridas de um praticante de judô, através do ganho de Xp (Experience). As primeiras perguntas são mais fáceis, correspondente ao iniciantes e intermediários das faixas branca, cinza, azul, amarela, laranja e verde, e, à medida em que avança no jogo,  as perguntas vão ficando mais difíceis, passando pelas faixas roxa, marrom até chegar a faixa preta.  

Na próxima sexta feira dia 28 de agosto, às 17:30, será realizado  um evento ao vivo de lançamento do app através do YOUTUBE do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Práticas Corporais, Escola e Sociedade, gerenciado por professores de Educação Física do IFRJ, onde será explicado o processo de construção do app e o divulgaremos.

O app Judô Game está disponível na plataforma Play Store para Androides AQUI 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS