Mais de 1.700 vagas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio

O IFRJ torna público o Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para preenchimento de vagas relativas à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida de maneira integrada ao Ensino Médio, nos termos do artigo 39 da Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para o ano letivo de 2023.

Este processo seletivo se dará mediante a realização de prova, abrangendo conteúdos de disciplinas do Ensino Fundamental, visando preencher um total de 1.782 (mil setecentos e oitenta e duas) vagas nos campi do IFRJ, considerando-se dois sistemas de vagas, a saber, Sistema de Reserva de Vagas para Escolas Públicas (grupos 1 a 8) e Ampla Concorrência (grupo 9).

Do total de vagas, 50% serão oferecidas para Ampla Concorrência (grupo 9) e 50% serão oferecidas para o Sistema de Reserva de Vagas para Escolas Públicas (grupos 1 a 8).

Somente poderão concorrer por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Escolas Públicas (grupos 1 a 8), estudantes que tenham cursado e concluído com êxito todas as séries (1º ao 9º ano) do Ensino Fundamental em escola(s) pública(s) brasileira(s) das esferas federal, estadual ou municipal, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Somente poderão concorrer a este edital o candidato que esteja no período regular de ingresso no Ensino Médio. Os candidatos com 18 anos completos ou mais poderão se inscrever no edital do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional.

Inscrições

Este Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, será regido por este Edital, seus Anexos, Avisos oficiais no site e eventuais retificações, caso existam, e será realizado sob a responsabilidade, coordenação, organização e operacionalização do Instituto Nacional de Seleções e Concursos - Instituto SELECON, que prestará informações e esclarecimentos ao candidato, através dos seguintes meios:

• Central telefônica (para informações e esclarecimentos): Serviço de Atendimento ao Candidato – SAC (21) 2323- 3180, somente em dias úteis, das 9h às 17h; e/ou
  • Endereço Eletrônico do Instituto SELECON: https://selecon.org.br.

Para envio de documento(s) ao Instituto SELECON, conforme exigido neste Edital ou solicitado pela Organização do certame, o candidato deverá enviá-los somente via Upload (envio de documento digitalizado, via internet, por meio de arquivo eletrônico), através do endereço eletrônico www.selecon.org.br, acessando o painel do candidato.

A inscrição dos candidatos para o presente processo seletivo será realizada por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição disponibilizado na página do Instituto SELECON, https://selecon.org.br, no período definido no ANEXO I - CRONOGRAMA, exclusivamente via internet.